02/11/2019 às 11h13min - Atualizada em 02/11/2019 às 11h13min

Secretário de Saúde de Dois Irmãos do Buriti participa de reunião com a Bancada Federal de MS para discutir a destinação de R$ 5 milhões para saúde indígena

Saúde indígena

Acessoria de Imprenssa
 

O Secretário Municípal de Saúde Carlos Alberto Serafim dos Santos (Branco) e o Secretário de Educação Marcos Savitraz, estiveram na ultima sexta-feira reunidos com a bancada federal sul-mato-grossense representando o prefeito Edilsom Zandona.

Onde foi discutido o investimento na area da saúde indígena de Mato Grosso do Sul, serão nvestido em saneamento básico e reforma e manutenção dos postos de saúde de todo o estado. A bancada estadual vai destinar no Orçamento da União do próximo ano R$ 5 milhões para o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI-MS), que atende cerca de 85 mil índios na área de saúde. A decisão foi tomada após solicitação do novo coordenador distrital, Eldo Elcidio, que esteve em Brasília nos últimos dias. 

“Este recurso vai dar um fôlego para o nosso trabalho, é um plus que atende parte das necessidades das comunidades indígenas”, enfatizou Eldo, emendando que “sabendo que teremos condições financeiras, já vamos começar a planejar o trabalho que poderemos executar, de forma que seja eficaz e atenda as demandas dos indígenas”.

Para tanto, segundo o novo coordenador, os povos indígenas serão ouvidos antes da definição de onde serão  aplicados os recursos, que obrigatoriamente terão de seguir os critérios já definidos pelo Ministério da Saúde. “O dinheiro terá de ser destinado especificamente na área de saúde, no saneamento básico ou reformas e construção de prédios que melhorem o atendimento”, explicou o novo coordenador do DSEI-MS.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp