16/09/2020 às 08h00min - Atualizada em 16/09/2020 às 08h00min

Prefeitura de Recife é alvo de operação da Polícia Federal

Prefeitura de Recife é alvo de operação da Polícia Federal

Jéssica Otoboni, da CNN,
Prefeitura de Recife é alvo de operação da PF Foto: Reprodução / Google Maps

As prefeituras de Recife e Jaboatão dos Guararapes são alvos de uma operação realizada pela Polícia Federal em Pernambuco na manhã desta quarta-feira (16).

Os agentes cumprem um mandado de prisão temporária e 21 de busca e apreensão (16 em Recife, 3 em Jaboatão dos Guararapes, 1 em Olinda e 1 em Paulista) na Operação Desumano, que apura desvios em ações de combate à pandemia de Covid-19 no estado.

Até o momento, há buscas sendo conduzidas nas secretarias de Saúde de Jaboatão e Recife, além das residências de secretários e servidores, e companhias e casas dos empresários envolvidos.

Os investigados podem responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e dispensa indevida de licitação. As penas podem chegar a mais de 20 anos de prisão.

Irregularidades

Segundo as autoridades, a PF investiga supostas irregularidades na "contratação de Organização Social de Saúde (OSS) para gerenciamento de serviços de saúde pelas Prefeituras do Recife/PE e de Jaboatão dos Guararapes/PE, através das respectivas Secretarias de Saúde", com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, para ações de combate ao novo coronavírus no estado.

A operação de hoje é realizada pela PF de Pernambuco em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Pernambuco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Gaeco/PE).

Em atualização.

(Com informações de Julyanne Jucá, da CNN, em São Paulo)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp