18/09/2020 às 14h47min - Atualizada em 18/09/2020 às 14h47min

Quase 400 faculdades privadas do Brasil já podem voltar às aulas presenciais

Quase 400 faculdades privadas do Brasil já podem voltar às aulas presenciais

da CNN

Levantamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), realizado a pedido , mostra que 398 universidades particulares do país já podem retornar às aulas presenciais. A decisão é facultativa e cabe às instituições devido à Portaria 544, publicada pelo Governo Federal, no Diário Oficial da União, do dia 27 de junho. A portaria autoriza a substituição das disciplinas presenciais por atividades remotas até o dia 31 de dezembro deste ano. 

Seis estados do Brasil já autorizaram a retomada do ensino presencial das faculdades: Amazonas (no dia 6 de julho), Maranhão (em 3 de agosto), Pernambuco (no dia 8 de setembro), Mato Grosso (em 14 de setembro), Espírito Santo e Rio de Janeiro (no dia 14 de setembro). Juntos eles somam mais de 890 mil alunos matriculados nos cursos presenciais das instituições privadas.

Outras sete unidades federativas da União já estão com data prevista para o retorno, entre os meses de setembro e outubro: Rio Grande do Sul, Piauí, Ceará, Mato Grosso do Sul, Alagoas, São Paulo e Santa Catarina. Ou seja, mais de 2 milhões de universitários poderão voltar às salas de aula nos próximos meses. Isto é, se as instituições de ensino optarem pela modalidade presencial. Os dados levam como base o Censo da Educação Superior de 2018.

Na última quinta-feira, dia 17 de setembro, a capital paulista seguiu a orientação do Governo do Estado de São Paulo e anunciou que, a partir do dia 7 de outubro, as faculdades poderão retomar às aulas presenciais. A cidade totaliza, segundo dados do Censo, 146 instituições privadas do ensino superior e um total de 604.253 matriculados em cursos presenciais. 

Para a retomada segura, as universidades precisam seguir uma série de regras compiladas no protocolo de biossegurança, elaborado pelo Ministério da Educação. Entre elas: medição de temperatura de alunos e colaboradores na entrada da instituição, dentro das salas de aula e nos demais locais fechados; disponibilização de termômetro, álcool 70% e álcool em gel 70%; limpeza periódica dos ambientes e uso do bebedouro sem contato com a superfície. 

A equipe de reportagem  esteve em uma universidade privada de São Paulo que já adotou todas as medidas necessárias e está pronta para receber os alunos que pretendem aderir o ensino presencial novamente. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp