19/09/2020 às 11h59min - Atualizada em 19/09/2020 às 11h59min

Pantanal: secretário do MS fala em 'concentração de esforços' contra incêndios

Pantanal: secretário do MS fala em 'concentração de esforços' contra incêndios

CNN

A quantidade de focos de incêndio no Pantanal une esforços de autoridades estaduais e federais para a preservação do bioma. Segundo o secretário do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, além dos recursos enviados pela União, demais estados também mandaram ajuda para o combate aos focos de calor na região. 

"As equipes têm trabalhado permanentemente [no combate ao fogo no Pantanal]. Hoje recebemos um helicóptero do governo de Minas Gerais. Ontem, o governo do Paraná nos mandou 39 brigadistas e oito caminhões-pipa. Existe uma concentração de esforços para que a gente tenha infraesturura para combater [os incêndios]", disse Verruck em entrevista  no sábado (19).

Na semana passada, o Mato Grosso do Sul declarou estado de emergência. Segundo Verruck, todos os 79 municípios registram focos de incêndio.

"A maior gravidade é no Pantanal e na unidade de conservação Alto Taquari, na divisa com o estado do Mato Grosso. Com a participação do governo federal e o recurso que recebemos de maneira emergencial, estamos numa situação muito diferente da anterior", afirmou sobre o registro de redução nas áreas queimadas.

Para o secretário, a ciência ajudará na orientação de políticas para a prevenção de incêndios no Pantanal.

"Quando falamos em prevenção, pensamos na parte de educação ambiental. Mas temos que ter um planejamento de prevenção e estamos trabalhando em conjunto com a academia. (...) A ciência pode ajudar muito, porque precisamos ter um grande plano de estruturação de prevenção com metodologias adequadas. Hoje, elas não existem ou não estão claramente definidas", afirma.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp