19/09/2020 às 16h56min - Atualizada em 19/09/2020 às 16h56min

Fogo no Pantanal: acessar locais é o maior desafio, diz comandante de operação

Fogo no Pantanal: acessar locais é o maior desafio, diz comandante de operação

CNN

A dificuldade em acessar as áreas queimadas na região do Pantanal é um dos maiores obstáculos ao combate a incêndios no bioma, diz o militar Vicente Manoel, que comanda a Operação no Mato Grosso.

Em entrevista neste sábado (19), o comandante disse que em 30 anos de carreira nunca viu um cenário tão atípico no Pantanal, que enfrenta um período de estiagem prolongado. "O que tem agravado consideravemente a situação no Pantanal são as condições meteorólogicas", afirma Manoel.

"Os acessos aos locais que estão queimando [são a maior dificuldade] porque não temos rodovias que chegam próximas às áreas queimadas. Diante disso, nos deslocamos por aeronaves ou partimos para combate de forma aérea, o que temos feito em nosso estado com transportes fornecidos pelo ICMBio", disse.

Mesmo acessando locais atingidos, Manoel aponta que a vegetação densa muitas vezes também impede que os brigadistas cheguem à origem do fogo. "São regiões de difícil deslocamento. A condição climática, as distâncias e o deslocamento dificultam", afirma.

(Edição: Sinara Peixoto)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp