25/09/2020 às 18h02min - Atualizada em 27/09/2020 às 17h24min

Stress Test possibilita sustentação do maior evento jurídico on-line do mundo

Como o serviço de Consultoria da Binario Cloud permitiu que a OAB suportasse o público do maior evento jurídico on-line do mundo

DINO

No final de Julho de 2020, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) promoveu o I Congresso Digital COVID 19 - Repercussões Jurídicas & Sociais da Pandemia, que contou com mais de 115 mil participantes, chegando à 20 mil acessos simultâneos, portanto considerado o maior evento jurídico on-line do mundo. O empenho nos bastidores para garantir a qualidade das transmissões não foi menor: detectando a necessidade de avaliar a robustez do seu ambiente, bem como garantir sua estabilidade, confiabilidade e escalabilidade, a OAB procurou os serviços de Consultoria de TI da Binario Cloud para realizar um Stress Test.

Com o deadline desafiador de uma semana, o time da Binario Cloud desenhou um plano de ação em tempo recorde, que contemplou a documentação da arquitetura do ambiente da OAB, estudo de vulnerabilidades, avaliação do comportamento com 100 mil acessos com evidências métricas. Da reunião de Kick off para definição de ferramentas e pessoas até o alinhamento técnico para validação do ambiente, foram apenas 24 horas.

"Durante nossa Consultoria à OAB o maior desafio foi o tempo, mas nossos times são preparados diariamente para enfrentar situações como essa. Nosso método para garantir o sucesso do projeto foi estabelecer lideranças com propósito e resiliência, pensar de maneira crítica, analisar a realidade de diferentes perspectivas e trabalhar em equipe", afirma Omar Til Nunes, Project Leader da Binario Cloud.

Desde o primeiro contato até a entrega dos resultados, a comunicação foi um pilar essencial. Usando o conceito de squad, a Binario Cloud alocou profissionais com conhecimento em diferentes camadas, desde projetos e negócios, passando por DevOps até especialistas em web application, redes, segurança e banco de dados. A equipe se dedicou profundamente para atuar em colaboração com o time da OAB conforme surgiram necessidades de reconfigurações.

Como método para simular o acesso simultâneo ao site, foram organizados 5 fluxos de atividades, que contemplaram o cadastro de usuários, recuperação de senha, acesso ao ambientes web, direcionamento para a página do evento e acesso ao stream, utilizando as ferramentas JMeter e Selenium.

"Foi necessário alocar 736 GB de memória RAM, 184 vCPUs, mais de 23 máquinas virtuais além de link de dados de 1 GB para conseguir, de fato, estressar o ambiente da OAB, proporcionando à equipe visibilidade de qual seria o impacto durante o evento", comenta Raphael Fogaça, Cloud Analyst da Binario Cloud. No decorrer deste fluxo, o time da Binario Cloud identificou problemas, tais como a configuração e a operação incorreta de servidores, que poderiam agravar a sobrecarga e até mesmo inviabilizar a transmissão, que foram prontamente corrigidos pelo time da OAB.

Outro elemento crítico durante o Stress Test foi confirmar persistência de sessão, ou seja, se a página do evento realmente iria salvar os cookies, fundamentais para a estratégia de negócio. Para isso, o trabalho em equipe entre os times da OAB e da Binario Cloud fez toda a diferença: de um lado estavam os profissionais da Binario Cloud, que acompanharam bancos de dados, verificaram a rede e examinaram acessos; do outro, o time da OAB, que identificou pontos de gargalo e realizou o reset das configurações com agilidade.

"Um diferencial da nossa Consultoria foi que, assim que identificado e solucionado o problema, o time da OAB podia contar com a gente para a realização de novos testes, ganhando tempo e tendo mais assertividade para seguir para o próximo passo, garantindo a eficácia da medida tomada", avalia Wellington Castro, Developer da Binario Cloud. Como resultado, foi possível confirmar a disponibilidade dos recursos da OAB para o Congresso, bem como sua escalabilidade, garantindo mais segurança para a realização do evento - que foi um sucesso.

"O referido teste foi de grande valia para o Conselho Federal da OAB no intuito de estabelecer a quantidade de acessos que o ambiente suportaria em um evento grandioso. Assim, feitos os testes conseguimos estabelecer um teto de usuários simultâneos, correções de erros da própria aplicação e otimização da plataforma WEB. Reforço também a eficiência da equipe, sua parceria e a disponibilidade da Binario Cloud para a realização do maior evento jurídico online do mundo", afirma Rodrigo S. Lemos, Supervisor de Infraestrutura do CFOAB.

Mensurar riscos é uma constante nos ambiente de tecnologia, portanto, algo que deveria ser rotina nas instituições. O Stress Test foi mais uma demonstração do investimento que a OAB tem feito em sua infraestrutura, com o objetivo de avaliar sistematicamente a estabilidade do ambiente, bem como antecipar riscos e falhas para poder mitigá-los. Nos cinco dias de testes, foram realizadas diversas configurações no ambiente da OAB, o que permitiu à equipe técnica ajustar o ambiente e suportar o maior evento jurídico on-line do mundo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp