28/09/2020 às 11h30min - Atualizada em 28/09/2020 às 11h36min

Cirurgiões, profissionais e hospitais recebem certificação que vai aumentar a segurança em cirurgia bariátrica

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), os índices de complicação (3%) e de mortalidade (0,02% a 0,05%) em cirurgia bariátrica – que já são considerados baixos – deverão cair ainda mais no Brasil

DINO
https://www.sbcbm.org.br

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), os índices de complicação (3%) e de mortalidade (0,02% a 0,05%) em cirurgia bariátrica – que já são considerados baixos – deverão cair ainda mais no Brasil

A SBCBM promoveu, dia 18 de setembro, em São Paulo, a entrega dos primeiros 65 certificados para profissionais e hospitais que cumpriram todas as etapas do Programa de Certificação e Acreditação em Cirurgia Bariátrica.
O objetivo é aferir a qualidade do serviço oferecido por hospitais, cirurgiões e equipes multidisciplinares e aumentar a segurança do paciente que passa pela cirurgia.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Bôas, explica que a certificação e acreditação é um processo inclusivo e que só traz benefícios às entidades médicas e equipes, já que influenciarão positivamente na escolha do paciente.

“Este evento foi a coroação dos profissionais e hospitais que, comprovadamente, trabalham com qualidade na realização de cirurgias bariátricas. Este programa vai elevar os padrões dos serviços acreditados e trará ainda mais segurança para o paciente, especialmente em um momento que todos buscam segurança e melhoria da qualidade de vida”, afirma Marcos Leão.

O programa iniciou os processos há cerca de 3 meses e já conta com aproximadamente 400 profissionais da saúde e hospitais cadastrados.

Segundo o ex-presidente da SBCBM e responsável pelo projeto de Certificação e Acreditação, Dr. Luiz Vicente Berti, o programa proporciona melhora da segurança e acolhimento para os pacientes, segurança jurídica para os hospitais e comprovação do seguimento de protocolos rígidos para cirurgiões e suas equipes. “A certificação é a comprovação de que entidade e profissionais estão aptos para exercer da melhor maneira a cirurgia bariátrica e metabólica”, declara Berti.

Primeiros do Brasil

Cinco hospitais foram os primeiros do Brasil a garantirem a certificação e acreditação para realização de cirurgias bariátricas e metabólicas. São eles: o Hospital São Luíz – Rede D’Or, em São Paulo; Hospital Santo Amaro, em Salvador; Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa; Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima, em Patos de Minas e Casa de Saúde Imaculada Conceição, também em Patos de Minas.

São Paulo (SP) – O Diretor Executivo da Regional São Paulo da Rede Dor São Luiz, Jose Jair James de Arruda Pinto, parabenizou a SBCBM pela iniciativa e pela forma com que a certificação está sendo realizada.

“A rede D’Or tem investido em infraestrutura e aprimoramento de processos, desfechos dos casos e indicadores apropriados para avaliar resultados clínicos. No momento em que vivemos uma medicina cada vez mais judicializada e também em que os pacientes tem cada vez mais acesso a informação, ter uma instituição acreditada e ter os seus profissionais certificados, faz toda diferença para a segurança do paciente e para a escolha de quem e onde será conduzido o seu tratamento, afirmou José Jair.

Salvador (BA) – A Coordenadora de Qualidade da Fundação José Silveira – Hospital Santo Amaro, em Salvador, Eduarda Carvalho, diz que a Certificação da SBCBM tem a vantagem de ser realizada por especialistas nos processos.

“O nível de exigência é alto e o processo focado na área de atuação envolve requisitos importantes a serem cumpridos como, por exemplo, a estrutura para receber pessoas com obesidade grave, qualificação da assistência e melhores desfechos clínicos, avaliação presencial dos setores assistenciais e áreas de apoio relacionadas ao atendimento do paciente cirúrgico e elegível à cirurgia bariátrica”, informa.

Outra vantagem, segundo ela, é que no processo preparatório, o Hospital Santo Amaro conseguiu ampliar as capacitações das equipes, revisar protocolos clínicos e gerenciar resultados específicos da cirúrgica bariátricas. “Hoje somos uma instituição totalmente habilitada, de alta confiabilidade e com processos de qualidade validados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, referência nacional”, completa.

Patos de Minas (MG) – O vice-diretor e cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Imaculada Conceição de Pato de Minas (MG), Dr. Diego Carvalho Gomes, afirma que a Acreditação da SBCBM é a confirmação da qualidade do trabalho prestado aos pacientes e que fortalece a busca pelo aperfeiçoamento.

“A principal vantagem é a garantia aos nossos pacientes que o trabalho realizado está de acordo com os melhores padrões internacionais, trazendo segurança para todos. Outra vantagem é o reconhecimento da equipe pelo esforço e dedicação empenhados para a melhoria da qualidade do serviço prestado”, explica Gomes.

Entre os projetos para garantir o melhor nível de Acreditação, o vice-diretor comenta que estão previstas ampliações do espaço físico do hospital, além de realização de cursos aos coordenadores de todos os setores e elaboração de protocolos para cada área relacionada a cirurgia bariátrica como cirurgiões, endocrinologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, entre outros. “Estamos fazendo parceria com o Instituto Pró-Vida – CCATO, para implementarmos nosso núcleo de pesquisa do hospital e o acompanhamento multidisciplinar após alta do paciente”, afirma o vice-diretor.

Também em Patos de Minas, o diretor administrativo do Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF), Dr. Guilherme Mendonça, comenta que a Acreditação da SBCBM é renovação do compromisso de atendimento de qualidade e excelência a seus pacientes.

“O nosso hospital sempre buscou oferecer a seus clientes o que há de mais moderno e eficaz dentro da medicina. Nosso corpo clínico e colaboradores sempre se pautou em estar atualizado e pela busca constante do aperfeiçoamento. Com a Acreditação da SBCBM, esse compromisso nosso se renova e ganha ainda mais importância, devido ao grande destaque atingido pela instituição”, explica.

O diretor destaca que a Acreditação da SBCBM trouxe ganhos para a segurança dos pacientes com o desenvolvimento do Protocolo de Cirurgia Segura, o Núcleo de Segurança do Paciente, o acompanhamento do paciente em pós-operatório em tempo real, entre outras medidas. “No fim, quem ganha são todos os pacientes de nosso hospital”, finaliza.



Website: https://www.sbcbm.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp