01/10/2020 às 15h59min - Atualizada em 01/10/2020 às 17h24min

Instituto Ecofuturo estreia documentário “Onde a natureza faz história” no Canal Futura

O filme, inédito na TV, vai ao ar neste sábado, dia 3, e apresenta o trabalho de proprietários rurais que unem geração de renda à conservação da Mata Atlântica

DINO
http://www.ecofuturo.org.br/

O Canal Futura, emissora referência em educação do Grupo Globo, exibirá o minidocumentário produzido pelo Instituto Ecofuturo, "Onde a natureza faz história", neste sábado, 3 de outubro, às 21h, em todo território nacional. O filme, dirigido por Marcio Isensee e Sá, apresenta a história de pequenos e médios proprietários rurais de Mogi das Cruzes (SP), no entorno do Parque das Neblinas - reserva ambiental gerida pelo Instituto -, que participam de um projeto que é realizado há mais de 10 anos pelo Ecofuturo, com o objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável da região.

Com apoio de especialistas ambientais, as Oficinas de Manejo Comunitário são realizadas, desde 2008, e promovem a troca de experiências e informações relacionadas a temas de interesse do grupo, como gestão de propriedades rurais, manejo florestal e empreendedorismo sustentável.

O documentário traz o relato de diversos proprietários que transformaram suas relações com a vegetação remanescente em seus territórios, valorizando a importância da restauração e conservação da Mata Atlântica e, ainda, descobrindo oportunidades de geração de renda a partir do cultivo de espécies nativas. A produção é um retrato do trabalho construído a diversas mãos, em mais de uma década de projeto, e mostra a troca de saberes, o cultivo das relações, a promoção do conhecimento e, também, a história da área e das pessoas que trabalham pela sua proteção.

Esse é o caso, por exemplo, de Rafael Hussta, que há nove anos participa das Oficinas e hoje comercializa produtos com frutos da Mata Atlântica, além de ser representante de Mogi das Cruzes na Rota Gastronômica do Cambuci. "Sempre tive vontade de trabalhar com frutas nativas da região e, depois de frequentar as Oficinas, comecei junto ao meu pai e minha esposa a nossa própria produção. Hoje fazemos cachaça, geleia, molho de pimenta, farinha, biscoito, entre outros produtos. Para mim, as Oficinas vão além da troca de conhecimentos e são também reuniões de amigos", conta Hussta.

"Além das trocas e do compartilhar de conhecimentos técnicos e tradicionais, o programa é um espaço para cultivar relações e para o fortalecimento de uma rede de pessoas que compartilham dos mesmos interesses. Por isso, a produção deste documentário mostrou-se fundamental para a valorização das práticas desenvolvidas pelos proprietários envolvidos, e da articulação realizada em mais de uma década pelo Instituto. É uma forma também de promovermos o tema da conservação e inspirar outras iniciativas", afirma Michele Martins, analista de sustentabilidade no Instituto Ecofuturo.

Além da estreia neste sábado, o curta-metragem será reexibido nos dias 5/10, às 3h, em 07/10, às 2h, e no dia 10/10, às 2h. O Futura é transmitido em todo o País pelas principais operadoras por assinatura e em canais de TVs universitárias parceiras e na TV aberta por meio das antenas digitais. A emissora está disponível no serviço de streaming gratuito Canais Globo.

O filme também será disponibilizado no canal do Instituto Ecofuturo no YouTube: youtube.com/institutoecofuturo.

Sinopse | Onde a natureza faz história
(19:54min) | 2020
Em Mogi das Cruzes (SP), produtores rurais contribuem com a proteção da Mata Atlântica e promovem o manejo de produtos florestais, como frutos da palmeira-juçara e cambuci. É uma estratégia que integra o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental. A presença do Parque das Neblinas na região fomentou a criação de uma rede de proprietários que, desde 2008, se reúne para troca de conhecimento, visando a valorização da floresta em pé. Com cerca de 80% dos remanescentes de Mata Atlântica dentro de propriedades privadas, esta iniciativa é fundamental para a manutenção dos recursos florestais e hídricos na grande São Paulo, além da transformação positiva da realidade local.

Sobre o Parque das Neblinas
Certificado pelo Programa Homem e Biosfera da UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque das é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Ecofuturo, com 7 mil hectares. No local, são desenvolvidas atividades de ecoturismo, pesquisa científica, educação ambiental, manejo e restauração florestal e participação comunitária.

Sobre o Instituto Ecofuturo
O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura, integrando livros, pessoas e natureza. Entre as principais iniciativas estão o projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, com a implantação de mais de 100 bibliotecas no País, e a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999 e mantida pela Suzano, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado. Conheça mais sobre o Ecofuturo em ecofuturo.org.br, e acompanhe em facebook.com/InstitutoEcofuturo, youtube.com/institutoecofuturo e instagram.com/ecofuturo.



Website: http://www.ecofuturo.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp