23/10/2020 às 08h43min - Atualizada em 23/10/2020 às 09h20min

O mercado de música gospel bate recorde mundial durante a pandemia

Segundo dados do Google, buscas por termos ligados à música cristã cresceu mais de 200% no período de isolamento social.

DINO
Gabriel Vieira leva o gospel do Brasil para os Estados Unidos

Se o consumo mundial de música gospel já estava nas alturas nos últimos anos, com a pandemia, a música cristã bate recordes nunca antes registrados. Segundo dados do Google, a busca por termos ligados à música cristã cresceu mais de 200% durante o período de isolamento social.

O gênero alçou voo também nas plataformas de streaming. Segundo dados fornecidos pela Deezer, a playlist Top 50 Gospel, principal do gênero na plataforma, cresceu 23% em reproduções e 11% em ouvintes desde fevereiro.

No Spotify, a música gospel já apresentava rápida ascensão antes mesmo da pandemia. Em 2019, o estilo cresceu 44% em número de ouvintes, percentual menor apenas que o da música sertaneja. A plataforma tem destaques com a Sucessos Gospel, uma das cinco playlists mais ouvidas do Spotify, e a Louvor & Adoração, playlist de worship mais popular do mundo.

“O crescimento foi totalmente orgânico”, diz Roberta Pate, diretora de Relacionamento entre Artistas e Gravadoras do Spotify na América Latina. “O gênero cresceu também no mercado internacional e é interessante observar que no Brasil se ouve gospel nacional e estrangeiro”, diz a executiva. O país é o segundo maior consumidor de música cristã do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Entre as vozes estrangeiras que se destacam no Brasil, está a da cantora norte-americana Lauren Daigle. Com dois álbuns lançados, ela estourou no país com a canção You Say, primeira música de trabalho do projeto Look Up Child. A faixa entrou na trilha sonora do filme cristão “Superação – O Milagre da Fé” e ganhou uma versão em português cantada por Gabriela Rocha. Por conta da pandemia, a turnê que a cantora faria no país em junho foi cancelada, mas a artista segue influenciando uma nova geração de músicos que trabalha para expandir a música gospel mundo afora.

“Enquanto os norte-americanos seguem uma linha mais tradicional, com corais e melodias facilmente identificáveis, no Brasil, a música cristã abraça diferentes sonoridades”, diz Gabriel Vieira. Músico de Botucatu, interior de São Paulo, ele fez carreira no sertanejo acompanhando grandes nomes da música nacional como Roberta Miranda e a dupla Maria Cecília & Rodolfo. Agora, Gabriel passa uma temporada nos Estados Unidos com o objetivo de mostrar o jeito brasileiro de louvar. “Nosso gospel vai do rock ao sertanejo”, diz. Gabriel fez audições em diferentes igrejas na Califórnia e aguarda a chance de integrar a banda da “Jesus Culture”, em San Diego. “A música gospel tem o poder de ultrapassar fronteiras e tocar o coração de diferentes nacionalidades”, afirma.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp