04/11/2020 às 16h08min - Atualizada em 04/11/2020 às 16h20min

Atividades físicas são indispensáveis para a imunidade durante a pandemia

O Educador Físico do Santa Mônica Clube de Campo, Gabriel Nappi, dá dicas importantes sobre os cuidados que devem ser tomados ao frequentar a academia 

DINO
https://www.santamonica.rec.br/

A pandemia ainda afeta muito o cotidiano das pessoas e impõe uma série de cuidados para a realização de atividades físicas. Exercitar-se é fundamental para ter uma vida mais saudável, pois ajuda a aumentar a imunidade e a evitar aqueles quilos indesejados. Não praticar exercícios físicos pode ser um risco para o surgimento de doenças crônicas associadas ao sedentarismo, como problemas cardíacos e obesidade. E, essas condições tornam o indivíduo mais propenso aos efeitos do coronavírus, potencializando os riscos de casos graves e de morte.

Conforme mostra uma análise promovida pelo Banco Mundial e publicada no Obesity Reviews, a obesidade chega a aumentar cerca  de 50% o risco de fatalidade entre pacientes com Covid-19. De acordo com dados do IBGE, um em cada quatro adultos brasileiros está obeso. Essa proporção mais que dobrou em 17 anos. Em 2003, o índice era de 12,2%. Já, no levantamento de 2019, saltou para 26,8% de adultos obesos. Além disso, 61,7% da população de 20 anos ou mais estão acima do peso.

Para evitar que esse número seja ainda maior, já que esse levantamento não levou em conta o período da pandemia, as pessoas precisam adotar um estilo de vida mais saudável. E, o exercício físico é um dos mais importantes aliados nesse processo. “A atividade física melhora a saúde de várias formas: reduzindo o risco de doenças crônicas como hipertensão e diabetes e diminuindo a gordura corporal, além de combater o estresse, a ansiedade, melhorar a autoestima e, de quebra aumentar a imunidade”, comenta o professor de educação física do Santa Mônica Clube de Campo, Gabriel Nappi.

Cuidados ao utilizar a academia na Pandemia

Muitas pessoas ainda têm receio de frequentar a academia. Segundo Gabriel Nappi, é possível realizar atividades para manter a saúde e boa forma, com todos os cuidados necessários para o momento. Na Academia do Santa Mônica, clube onde o profissional trabalha, os protocolos de segurança estão sendo respeitados à risca, para garantir o bem-estar e saúde dos frequentadores.

O profissional ressalta a importância dos cuidados que todos devem ter ao voltar a frequentar uma academia. "Fique atento à temperatura do seu corpo; higienize as mãos e os calçados; use máscaras; lave sempre bem as mãos; higienize os equipamentos; mantenha distanciamento de 1,5 m; evite o uso do celular enquanto se exercita; use toalha individual no treino; prenda os cabelos, se o seu for comprido; leve a sua própria garrafa de água; não extrapole 60 minutos de atividade; não utilize o chuveiro e evite ter contato das mãos com boca, olhos e nariz", diz. 

Gabriel comenta ainda que o Santa Mônica Clube de Campo segue os protocolos exigidos pela Secretaria de Saúde de Colombo, e que ainda não liberou as atividades coletivas, como pilates solo, ginástica, dança e alongamento.

 

Crédito foto: Aléxia Lopes.



Website: https://www.santamonica.rec.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp