19/11/2020 às 18h26min - Atualizada em 20/11/2020 às 00h00min

Grupo de cientistas e professores fará experiências ao vivo com minérios para jovens e crianças de todo o país

Espetáculo científico virtual destacará experiências com minérios, como os presentes na Tabela Periódica, e também apresentará a importância e várias curiosidades sobre os minerais

DINO
http://www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020

Aprender Ciência, Química, Física de maneira descontraída e divertida - e ainda receber noções de Geologia - é o que prometem os cientistas e professores do projeto Ciência em Show . Eles estarão reunidos para apresentar uma live especial, gratuita pelo YouTube, neste dia 25 de novembro às 19h30. Os cientistas e professores vão fazer experiências com minérios, como os que estão na tabela periódica, além de falarem sobre a importância e várias curiosidades sobre os minérios. Para assistir é só clicar neste link: youtube.com/PortaldaMineracaoBrasil.

O espetáculo científico utiliza recursos visuais presentes em peças teatrais, programas de TV para despertar a atenção da audiência. Ele é direcionado para jovens e crianças, mas vai despertar a atenção de muitos adultos, que ainda têm muito a conhecer sobre as características e curiosidades dos minérios, bem como o seu uso para fabricar quase tudo o que as pessoas consomem e utilizam no dia a dia.

A apresentação faz parte da programação da feira de mineração organizada no Brasil, há cerca de 40 anos, a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2020 (EXPOSIBRAM 2020). O evento abriga uma feira de negócios internacional, o Congresso Brasileiro de Mineração, rodadas de negócios entre empresas, apresentação cultural, entre outras atrações. Enquanto o público adulto participa dessa programação, jovens e crianças poderão aprender e se divertir com o Ciência em Show.

"Este espetáculo diverte, gera conhecimento e desperta a atenção dos mais jovens para o universo da mineração. É uma oportunidade para conhecerem mais sobre um setor que está presente no dia a dia, afinal, os minérios são essenciais para a vida humana. Praticamente tudo o que as pessoas precisam - do celular ao carro, de nossa casa até os medicamentos - só foi fabricado porque temos acesso a diversos minerais", diz Flávio Penido, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), organizador da EXPOSIBRAM.

A live do Ciência em Show na EXPOSIBRAM 2020 tem o patrocínio das empresas AngloGold Ashanti e da Mineração Rio do Norte (MRN).

Minérios e algumas curiosidades

Ouro - ele é usado para fabricar joias. Mas também é um minério empregado em vários processos industriais (até na fabricação de celulares). E ainda tem mais: ele pode ser consumido. Mas não é por isso que as pessoas vão sair por aí mastigando ouro. Ele não enferruja. Foi um dos primeiros metais a serem descobertos pelo homem.

Minérios em geral - calcula-se que habitantes das Américas consumam cerca de 18 mil kg de minerais todo ano. Eles estão nas vitaminas (zinco é um exemplo) até os utilizados para temperar a comida - caso do sal.

O ser humano bebe água, certo? É outro minério. A água mineral é extraída da natureza, em processos industriais semelhantes aos empregados para ferro, níquel e outros.

Celular ‘mineral’ - um dispositivo eletrônico é criado a partir de processos industriais que envolvem mais de 35 minérios: são smartphones, computadores - são fabricados com uso de cobre, zinco, ouro e vários outros. .

Cobre: um importante aliado no combate a vírus e bactérias - Esta informação sempre surpreende. O Cobre destrói vírus e bactérias. A descoberta foi feita pelo médico Victor Burq no século 19, em Paris.

As curiosidades sobre o nióbio - o mastro que sustenta a Bandeira Nacional, que tremula diariamente na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), foi construído com aplicação de nióbio.


Projeto Ciência em Show

Os professores Wilson Namen, Gerson Santos e Daniel Ângelo e a pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston conduzem há 18 anos o Ciência em Show evidenciando inovação e tecnologia em projetos na TV, internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino.

Com o Instituto Ciência em Show - ICS, entidade sem fins lucrativos, eles colocam em prática projetos que visam promover, comunicar e valorizar a ciência na sociedade brasileira. Segundo eles, a ciência é fundamental para o desenvolvimento do Brasil e o cidadão que sabe lidar com conceitos científicos básicos tem uma melhora significativa na qualidade de vida, torna-se mais crítico e apto ao empreendedorismo e à inovação.

EXPOSIBRAM

A EXPOSIBRAM vai ocorrer nos dias 24, 25 e 26 de novembro, 100% virtual, e pretende atrair diversos especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas para debater a evolução tecnológica e as práticas corporativas responsáveis do setor mineral, além da preservação do meio ambiente, a saúde e a segurança de seus trabalhadores e a responsabilidade social junto às comunidades com que se relaciona. As inscrições para visitar a feira internacional de negócios, os estandes dos expositores, e o Congresso Brasileiro de Mineração são gratuitas.

Para participar da EXPOSIBRAM 2020 gratuitamente é preciso fazer inscrição. Acesse www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020



Website: http://www.portaldamineracao.com.br/exposibram2020
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp