03/12/2020 às 11h25min - Atualizada em 03/12/2020 às 11h20min

Medindo o que importa: uma nova abordagem para avaliar o risco climático extremo

41% da população mundial e 57% da economia estariam expostos a inundações até 2040 e mais de um terço dos terrenos agrícolas atuais estarão sob alto estresse hídrico

DINO

A Four Twenty Seven, afiliada da Moody’s, divulgou hoje um relatório analisando a exposição futura da população mundial, da economia e da agricultura a uma série de ameaças climáticas, explorando as tendências globais e descobertas por país. Aproveitando novas análises desenvolvidas pela Four Twenty Seven, o relatório avalia a exposição a inundações, estresse por calor, furacões e tufões, aumento do nível do mar, incêndios florestais e estresse hídrico e é baseado no único conjunto mundial de dados conhecido que corresponde a exposição ao risco climático físicoàlocalização da população,àparidade do poder de compra (PPC) e às áreas agrícolas dentro dos países.

“Este novo conjunto de dados fornece uma visão detalhada da exposição dos principais ativos humanos e econômicos no mundo todo. Entender a exposição é fundamental para os investidores e as instituições de crédito avaliarem o risco climático, bem como para ajudar a direcionar os fluxos de financiamento para a adaptação e resiliência onde são mais necessários”, disse Emilie Mazzacurati, diretora global da Moody’s Climate Solutions no Moody’s ESG Solutions Group e fundadora e CEO da Four Twenty Seven.

As descobertas do relatório Medindo o que importa: uma nova abordagem para avaliar o risco climático extremo têm implicações significativas para a saúde humana, a segurança alimentar e a produtividade econômica.

As principais descobertas incluem:

  • Em 2040, prevê-se que o número de pessoas expostas a inundações prejudiciais aumente de 2,2 bilhões para 3,6 bilhões de pessoas, ou de 28% para 41% da população mundial, com cerca de US$ 78 trilhões, equivalente a cerca de 57% do PIB mundial atual, exposto a inundações.
  • Mais de 25% da população mundial em 2040 poderia estar em áreas onde a frequência e a gravidade dos dias quentes excedem, em muito, os extremos históricos locais, com implicações negativas para a saúde humana, a produtividade do trabalho e a agricultura. Em algumas áreas da América Latina, a mudança climática irá expor de 80 a 100% da agricultura a um maior estresse por calor em 2040.
  • Em 2040, mais de um terço da área agrícola atual estará sujeita a alto estresse hídrico. Na África, mais de 125 milhões de pessoas e mais de 35 milhões de hectares de agricultura estarão expostos ao aumento do estresse hídrico no futuro, ameaçando a segurança alimentar regional.
  • Em 2040, quase um terço da população mundial pode viver em áreas onde as condições meteorológicas e a disponibilidade de combustível vegetal permitiriam que os incêndios florestais se propagassem se iniciados.
  • Mais da metade da população das pequenas ilhas em desenvolvimento está exposta a furacões e tufões ou a inundações costeiras amplificadas pelo aumento do nível do mar. Só nos Estados Unidos e na China, mais de US$ 10 trilhões do PIB (PPC) estão expostos a furacões e tufões.

Uma cópia completa do relatório pode ser encontrada aqui.

O conjunto completo de dados está disponível no Moody’s ESG Solutions mediante pedido.

SOBRE O MOODY’S ESG SOLUTIONS

O Moody’s ESG Solutions Group é uma unidade de negócios da Moody’s Corporation que atendeàcrescente demanda global por Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sua sigla em inglês) e informações sobre o clima. Ele abriga a Four Twenty Seven, uma editora e fornecedora líder de dados, inteligência de mercado e análises relacionadas com o clima físico e os riscos ambientais. O grupo aproveita os dados e experiência da Moody’s em ESG, risco climático e finanças sustentáveis e se alinha com o Moody’s Investors Service (MIS) e a Moody’s Analytics (MA) para oferecer um conjunto abrangente e integrado de soluções de risco climático e Governança Ambiental, Social e Corporativa que incluem pontuações em ESG, análises, classificações de sustentabilidade e serviços de revisão/certificação de finanças sustentáveis.

Para mais informações, acesse Moody’s ESG & Climate Risk hub.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

MOODY’S ESG SOLUTIONS

Lisa Stanton

MD-Global Sales Lead/ESG

+1 415 874 6000

Lisa.Stanton@moodys.com

IMPRENSA

Julian Knapp

Moody’s ESG Communications

+44 207 772 1967

Julian.Knapp@moodys.com

Natalie Ambrosio Preudhomme

Four Twenty Seven

+1 707 338 7508

nambrosio@427mt.com

moodys.com/esg

@MoodysESG

linkedin.com/company/moodys-corporation


Fonte: BUSINESS WIRE

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp