Dados da Associação Brasileira de Startups apontam 73,8% das empresas de inovação não recebeu investimentos desde a sua fundação. Dos que receberam, 21,6% vieram de aceleradoras. A venture builder Organica 10.4.3 acredita que 2021 será um ano bastante promissor para esse mercado, uma vez que o Digital, por conta da pandemia, adentrou outros públicos antes não presentes neste ambiente. "A 10x4x3 acredita em negócios com alta escala e capazes de atingir um crescimento exponencial", explica Roni Cunha Bueno, founder da Organica.
A seguir, dicas descritas pela 10x4x3 para negócios promissores no próximo ano:
Dica 1. Mais do que nunca, o momento do mercado é propício para negócios que nasçam e cresçam no Digital. Pela incerteza do cenário global, especialmente o econômico imposto pela pandemia e seus reflexos, mais do que 2020, 2021 será ainda mais o ano do Digital. A presença em um ambiente online para conectar empresa, serviços e produtos será determinante para o sucesso de qualquer negócio, especialmente os novos.
A estratégia deve ser desenhada para que seja ágil, simples, inteligente e focada no público-alvo desejado. A leitura dos especialistas da venture builder Organica 10x4x3 é que cenário de 2021 será bastante desafiador do ponto de vista de customer success e costumer experience. Ou seja, mais do que nunca e especialmente em um contexto em que o consumo se dá na internet por conta das restrições de distanciamento social, as pessoas querem ter um tratamento cada vez mais adequado e humanizado para seus problemas, compras.
É importante lembrar que as empresas mais amadas pelo consumidor, a Nubank por exemplo, trabalham para resolver a dor das pessoas no modelo tradicional, mas propondo uma resolução no online. Para ter sucesso, um negócio tem que quebrar esse padrão.
Dica 2. Valorizar a cultura. É essencial nascer com um modelo costumer friendly e contratar as pessoas certas. Cultura não é mais diferencial, é primordial. Se no plano de negócios, a cultura da empresa tem, por premissa, determinada característica, não se deve errar em contratar um profissional que não acredita ou não tem nada a ver com aquela máxima descrita no apelo de vendas.
Ética e diversidade, por exemplo, são duas características sensíveis - quem esbarra nelas não terá sucesso e certamente verá o negócio morrer em pouquíssimo tempo. Perder dinheiro com essa falta de atenção é um erro grave.
Dica 3. Não é possível falar com todo mundo, saber quem é público-alvo e não perder tempo oferecendo algo pra quem não quer. Para 2021, mais do que nunca a dica é falar com o público definido no plano de negócios. A cultura do "falar com todo mundo" definitivamente ficou no passado. Startups, por essência, devem ser negócios nichados e a partir do momento que existe um público (identificado) querendo um serviço melhor, consegue-se fazer uma oferta que encante os olhos daquelas pessoas e, assim, dominar aquela fatia de mercado.
Dica 4. Definição do mercado é essencial. Atrelada à dica anterior, sabendo o público e mercado que o negócio pode "curar uma dor", é essencial entender constantemente a jornada daquele cliente. Os especialistas da 10x4x3 ainda orientam um olhar permanente para todos os hábitos dele -- das preferências na Netflix às compras que deixa ou converte na cestinha do e-commerce mais acessado por ele.
Dica 5. Identifique, atente-se e persiga o público-alavanca para crescer. A partir do momento que um público busca um serviço melhor, consegue-se entender melhor aquele consumidor e parte dessas pessoas são as empolgadas com a inovação do negócio.
O público-alavanca certamente vai dar força para a startup crescer exponencialmente, a ponto de tomar corpo e, mais tarde um pouco, ter tempo de ir refinando público-alvo ou até mesmo criar subgrupos para atacar. Boa dica para não desperdiçar dinheiro, afinal de contas é sabido que o caixa de toda e qualquer startup é finito. Eis o desafio e a beleza de uma.
Dica 6. A marca TEM QUE conversar com o público. Marca jovem não usa "gíria antigas" e vice-versa
Brand e comunicação também são premissas de um plano de negócios de uma startup. Tem, sim, que separar parte do investimento para isso, pois a marca tem que conversar com quem deseja conversar.
Ajuste tom de voz, fotografia, persona etc. Como essa marca se move e trata os clientes e concorrentes certamente são pontos que o público vai notar nas primeiras interações.
Dica 7. Máquina de vendas: receita e dinheiro.
Entendido o cenário e o cliente, aí sim começa a estratégia de converter esse público em receita para o negócio. Aqui entram várias estratégias. Para 2021, como oportunidade para startups, conseguir criar produtos com receita recorrente, por exemplo, clubes de assinatura - com a pandemia forçando as pessoas comprarem pela internet, a maioria das pessoas quer chegar em casa no dia 20 e a ração do cachorro estar lá, sem preocupação.
Compras recorrentes impactam significativamente no valuation do negócio no médio e longo prazo.
Dica 8. E novamente o digital para fechar o ciclo: conteúdo e envolvimento, ao lado do produto.
Para consolidar o sucesso e fidelizar as pessoas, é terminantemente necessário se transformar em uma plataforma de experiência digital 360. Oferecer conteúdo relevante para aquelas pessoas, que têm aqueles hábitos identificados vai fazer com que o público se apaixone cada vez mais pelo negócio.
Startups prontas para crescer em 2021 devem estar atentas a estes pontos. Pensando nisso, nesta sexta-feira (11) acontece o Pitch Ten da Organica 10.4.3. O evento, online pela plataforma Sympla, acontece a partir das 8h30, e tem o objetivo de reunir empreendedores e entusiastas da Nova Economia para um encontro com executivos que já cresceram 10 vezes em um ano nas suas startups.
A inscrição pode ser feita pelo site: pitchten.organica.digital