29/11/2019 às 11h35min - Atualizada em 29/11/2019 às 11h35min

“Carne estava muito barata”, diz ministra da Agricultura sobre alta dos preços

“Carne estava muito barata”, diz ministra da Agricultura sobre alta dos preços

Tereza Cristina, ministra da Agricultura. Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse ao Poder360 que o consumidor brasileiro deve se acostumar com o aumento no preço da carne nos últimos meses. A alta desde janeiro foi de 5% a 26%, dependendo do corte.

“Vai ter uma estabilização. Não vai ter mais essas puxadas. Mas não tem perigo de voltar ao que era. Mudou o patamar. Já tinha mudado o da soja, do milho”, afirmou a ministra. “A carne ficou por 3 anos com valor muito baixo. Isso faz com que o mercado sinta mais essa subida”.  Ela disse que não faltará carne nos açougues. “O risco de desabastecimento é zero.”

A alta é consequência sobretudo do aumento da demanda dos chineses. A peste suína africana levou à perda de 40% do rebanho de suínos do país. Com isso, a China está comprando mais carne bovina de muitos países, incluindo o Brasil. As exportações para o país asiático passaram de 20.000 toneladas em junho para 65 mil em outubro.

Tereza Cristina aponta também a combinação de fatores climáticos com a baixa remuneração dos produtores. “Tivemos uma seca 1 pouco prolongada neste ano, com pastos não de muita qualidade para fazer o acabamento do gado. Geralmente,  o que o produtor faz é dar ração para o gado para fazer o acabamento. Neste ano, com o valor da arroba, não fechava a conta, então a maioria não conseguiu fazer isso e houve 1 retardamento da oferta de boi gordo”, disse.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp