14/12/2020 às 11h45min - Atualizada em 14/12/2020 às 12h20min

Limpeza e conservação das fechaduras garantem um ambiente saudável e seguro

Stam dá dicas sobre a manutenção, conservação e limpeza das fechaduras que também podem ser aplicadas aos cilindros e dobradiças.

DINO
http://www.portinari.com.br

Nos últimos anos, as fechaduras ganharam destaque nos projetos de arquitetura e interiores, mas é preciso entender que elas não são apenas peças decorativas e servem, principalmente, para aumentar a proteção dos espaços. Por isso, a manutenção preventiva deve ser realizada periodicamente para evitar aborrecimentos. Além disso, em tempos onde os cuidados com a saúde se tornaram prioridade, fazer a limpeza adequada das peças garante não só um ambiente saudável para toda a família, mas ajuda a prolongar a vida útil dos produtos. Por isso, a Stam, considerada uma das mais tradicionais e conceituadas fabricantes de fechaduras e cadeados do Brasil, traz dicas sobre a manutenção, conservação e limpeza das fechaduras que também podem ser aplicadas aos cilindros e dobradiças.

Limpeza e manutenção das fechaduras

Em tempos comuns, o mais recomendado seria o uso apenas de água para realizar a limpeza das fechaduras. No entanto, com os aprendizados durante da pandemia, é recomendado utilizar o álcool líquido 70% para que vírus e bactérias não sejam transmitidos através do contato com as peças (maçaneta, roseta). Para a limpeza, basta utilizar uma flanela ou pano macio (sem resíduos que possam arranhar o acabamento galvânico), umedecer com álcool líquido 70% e aplicar sobre as peças externas, principalmente onde há contato com as mãos, incluindo as chaves.

Para garantir a durabilidade da fechadura, é recomendado nunca utilizar produtos à base de cloro ou produtos abrasivos (solventes, removedores, palha de aço) que possam danificar o acabamento do produto.

Outro ponto muito importante para manter as fechaduras funcionando 100% é a lubrificação. A cada seis meses é indicado que se faça a lubrificação do sistema, com a aplicação de uma gota de óleo mineral em cada uma das partes móveis da fechadura, onde há atrito, ou seja, na junção entre a maçaneta e o espelho/roseta, no trinco e lingueta.

Limpeza e manutenção de cilindros e dobradiças

Os cuidados com os cilindros e dobradiças devem levar em conta o funcionamento e o acabamento. Essas peças possuem partes que ficam expostas e devem seguir a mesma rotina de limpeza e manutenção das fechaduras. Para lubrificar o cilindro, basta aplicar duas gotas de óleo mineral na chave e introduzi-la no cilindro, girando-a para garantir a lubrificação de todas as peças. Esse procedimento impede que a chave emperre e prejudique o funcionamento da fechadura.

Nunca utilizar produtos químicos, como desengripantes, ou grafite em pó. Apesar de muitas pessoas ainda terem esse hábito, usar grafite em pó é extremamente ruim para as peças. Ao entrar em contato com o óleo presente nos mecanismos, ele forma uma espécie de pasta. E como o grafite é um material duro, com o atrito gerado no uso diário, ele desgasta as peças, causando folgas, que além de diminuir a vida útil da sua fechadura, prejudica também resistência dos modelos.



Website: http://www.portinari.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp