13/06/2017 às 10h18min - Atualizada em 22/12/2020 às 00h00min

Um desafio pessoal que deu origem ao Play-Driven Design

É sempre bom poder falar de um caminho percorrido e de um problema que se transforma em solução. No caso do Professor Angelo Públio, um desafio pessoal que começou em 2014 deu origem ao Play-Driven Design.

DINO
https://angelopublio.com.br/play-driven-design
Família Públio

É sempre bom poder falar de um caminho percorrido e de um problema que se transforma em solução. É o tipo de coisa que pode incentivar outras pessoas a encarar esses demônios que nos perseguem o tempo inteiro. No caso do Professor Angelo Públio, um desafio pessoal que começou em 2014 deu origem ao Play-Driven Design.

Públio é um entusiasta do Inbound Marketing. A base dessa metodologia está na criação frequente e na distribuição de conteúdo em blogs, redes sociais e e-mails.

Era 2014, e ele já tinha 12 anos de agência digital e 5 anos como sócio de uma empresa de vendas B2B de produtos de tecnologia. Sua esposa estava no sexto mês de gravidez do segundo filho do casal, quando começou a sentir contrações. Era muito cedo para isso e ela teve que ficar internada por 10 dias para uma medicação que inibia as contrações.

Durante esses dias no hospital, o professor Angelo Públio teve tempo para pensar bastante. "O que vou deixar de legado para os meus filhos? Como posso ajudar outras pessoas e dar esse orgulho para minhas crianças?"

Fazia anos que Públio tinha vontade de dar aula, mas foi ali que ele recebeu o empurrão que faltava. Ainda no hospital começou a pesquisar opções de Mestrado em Design, sua área de formação. A Universidade Anhembi Morumbi estava com inscrições abertas e enquanto ele ficava com sua esposa no quarto do hospital, escreveu o pré-projeto sobre Inbound Marketing para submeter junto com a sua inscrição.

Felizmente Públio foi aceito no Mestrado. Acontece que o pré-projeto sobre Inbound Marketing não foi. Os professores gentilmente explicaram que, por se tratar de um mestrado em Design, ficava complicado defender um projeto final em marketing.

Um projeto de mestrado é algo que vai se moldando durante o curso, à medida que os estudos se aprofundam. Logo que começou, seu orientador sugeriu que ele criasse um site para ser o estudo de caso. Foi ali que surgiu seu blog pessoal https://angelopublio.com.br.

Também ali começava seu maior desafio:
administrar a casa, Lorenzo recém-nascido (Graças a Deus deu tudo certo!), Luigi com 2 anos e meio de idade, sua esposa na fase pós-parto, precisando de muita atenção, as aulas do mestrado para assistir e ainda manter as atividades em suas duas empresas.

Como se não bastasse, agora o professor Angelo Públio precisava manter o conteúdo do seu blog, precisava produzir textos constantes, de preferência semanais. Ele estava afogado e precisava fazer alguma coisa para resolver isso. Ele precisava de ajuda!

Começou a se questionar: “Como é possível atrair a atenção do usuário para um website de conteúdo? Como eu consigo envolver esse usuário e provocar sua criação espontânea de conteúdo?”

A solução encontrada conquistou notoriedade internacional. O artigo científico que derivou de sua tese de mestrado, em que refletia sobre a metodologia Play-Driven Design, foi publicado na edição de maio do Journal of Business and Management, após avaliação pelo IOSR — organização Internacional de pesquisa científica.

Confira a íntegra do artigo científico sobre a metodologia brasileira de Play-Driven Design em: http://iosrjournals.org/iosr-jbm/papers/Vol19-issue5/Version-1/G1905015257.pdf



Website: https://angelopublio.com.br/play-driven-design
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp