28/12/2020 às 12h02min - Atualizada em 28/12/2020 às 12h02min

Em ano de pandemia, um terço dos brasileiros guardou dinheiro na poupança

Em ano de pandemia, um terço dos brasileiros guardou dinheiro na poupança

Diante das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus e da incerteza sobre a economia do país, os brasileiros passaram a guardar mais dinheiro. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que um terço da população (32%) conseguiu poupar em 2020.

Juliana Inhasz, coordenadora do curso de Economia do Insper, explica à CNN que a maioria das pessoas acabou economizando por não ter despesas com lazer e entretenimento, além de ter evitado compras por impulso.

"Sabemos que teve muita gente que aproveitou o momento para economizar porque não tinha show para ir, não tinha restaurante para frequentar. Isso acabou ficando parado na conta corrente. Brasileiro ainda é muito conservador, muitas vezes prefere a poupança e, por isso, vem esse aumento tão expressivo agora no final do ano", disse a economista.

Leia também:

Veja dicas para começar 2021 com uma reserva financeira
Dinheiro represado na pandemia pode impulsionar consumo em 2021
Retrospectiva: veja quais foram os melhores investimentos em renda fixa em 2020

Segundo o Banco Central, mais de R$ 145 bilhões foram injetados na poupança entre janeiro e novembro deste ano -- o melhor desempenho já registrado neste período na aplicação financeira. Para Inhasz, a poupança dos brasileiros em 2020 pode trazer bons frutos e aquecer a economia do ano que vem.

"Mas ficamos reticentes sobre quando isso irá acontecer. A insegurança ainda está rondando a economia brasileira. Uma parte significativa das pessoas ainda está desempregada e quem está empregado ainda está com medo da pandemia", avaliou. "A insegurança deve se reduzir quando começarmos a vacinação das pessoas", completou.

 
 
Dinheiro

Dinheiro

Brasileiro poupou mais em 2020 e dinheiro reserva deve aquecer economia do ano que vem
Foto: USP Imagens

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp