14/01/2021 às 01h05min - Atualizada em 14/01/2021 às 01h05min

Em situação alarmante, todas as cidades de MS estão nas faixas de maiores riscos da Covid

Nenhuma cidade se encontra nas bandeiras verde ou amarela, consideradas mais leves

Glaucea Vaccari

Com número de casos confirmados, mortes e ocupação de leitos em alta em Mato Grosso do Sul, a situação da pandemia é considerada alarmante pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) no Estado, levando a piora de vários índices, que colocaram todos os municípios nos graus de maior risco da Covid-19.

Nenhuma das 79 cidades está no risco baixo ou tolerável, classificados nas bandeiras verde e amarela, respectivamente.

É o que consta no relatório situacional do Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir) divulgado nesta quinta-feira (14).

Últimas notícias

Conforme o primeiro mapa situacional do ano, na comparação com o último boletim, 36 municípios melhoraram a classificação de risco, seis regrediram e 37 permaneceram na mesma classificação. 

Nenhuma cidade está nas bandeiras de menor risco, o que indica que a situação ainda é preocupante.

Segundo a secretária-adjunta de Saúde do Estado, Christine Maymone, apesar do resultado positivo em algumas cidades, a maioria das cidades está na faixa vermelha e, no contexto geral, é preciso avançar.

"Temos observado uma redução na taxa de contágio, para 1,02, porém associamos isso mais à diminuição da circulação de gente e redução do poder de compras neste período pós-festas e por causa das viagens de quem está em período de férias”, avaliou.

Dois municípios estão no grau de risco extremo, representado pela bandeira cinza, sendo Dois Irmãos do Buriti e Japorã.

Na bandeira vermelha, de grau alto, são 34 cidades, incluindo Campo Grande. Já no grau médio, bandeira laranja, são 43 municípios.

Governo do Estado encaminhará aos municípios novas recomendações para que os prefeitos adotem medidas que visam frear o contágio da Covid-19. Recomendações são feitas com base nas classificações.

Municípios também foram notificados para que comprovem o cumprimento das medidas ou justifiquem o descumprimento, sob pena de comunicação ao Ministério Público e demais autoridades.

Boletim divulgado hoje pela Secretaria Estadual de Saúde aponta que Mato Grosso do Sul tem 147.249 casos confirmados e 2.625 mortes por Covid-19 desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram 1.106 testes positivos e 16 óbitos no Estado. 

Prosseguir

O programa classifica os municípios do estado pelo grau de transmissão da Covid-19 e fornece ferramentas e dados para que os gestores municipais tomem as melhores medidas de combate à pandemia.  

Os municípios são classificados em faixas de cores, de acordo com o grau de risco que cada cidade apresenta e traz recomendações em Saúde Pública, Serviços Públicos e Socioeconômicos. 

Para gerar a classificação, o programa avalia indicadores municipais relacionados à disponibilidade de leitos de UTI, quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), busca por contatos de casos confirmados, redução da mortalidade por Covid-19, disponibilidade de testes, incidência na população indígena, redução de casos entre profissionais da saúde, redução de novos casos, fronteira ou divisa com estado que tenha aumento de casos e necessidade de expansão de leitos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp