15/01/2021 às 14h39min - Atualizada em 15/01/2021 às 14h39min

Avião da FAB chega a Manaus com oxigênio para abastecer hospitais

Avião da FAB chega a Manaus com oxigênio para abastecer hospitais

CNN

Uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) chegou na madrugada desta sexta-feira (15) a Manaus, no Amazonas, transportando cilindros de oxigênio líquido para abastecer os hospitais da cidade, que sofrem com a falta do insumo para tratar pacientes com Covid-19.

De acordo com o Comando da Aeronáutica, o avião C-130 Hércules levou 6 cilindros de oxigênio líquido, totalizando 9.300 kg de carga.

Um quilo de oxigênio líquido equivale a cerca de 0,75 metro cúbico do produto gasoso, portanto, os hospitais devem receber pouco mais de 7 mil metros cúbicos do produto para atender seus pacientes.

“O Comando da Aeronáutica está dedicando permanentemente o esforço do seu efetivo e de suas aeronaves, 24 horas por dia e 7 dias por semana, em atendimento às necessidades da sociedade brasileira no enfrentamento à pandemia da Covid-19”, informou a FAB, em nota.

Essa foi a primeira remessa de oxigênio transportada pela FAB um dia depois da retomada do transporte de oxigênio líquido por suas aeronaves ao estado do Amazonas.

Em nota, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou que a pasta trabalha em coordenação com o Ministério da Defesa para suprir a demanda de oxigênio no Amazonas.

“Estamos trabalhando intensivamente na logística e parcerias para, em menor tempo possível, e com mais efetividade, sanar a crise sanitária pela qual passa o estado do Amazonas. Não estamos medindo esforços”, disse Pazuello.  

Também por meio de sua assessoria, o governo do Amazonas informou que a carga, recebida de São Paulo, seria distribuída aos hospitais da rede estadual na manhã desta sexta-feira (15).

“Os insumos estão sendo transportados ao longo da semana da cidade de Guarulhos (SP) e chegarão a 22 mil metros cúbicos de oxigênio”, disse o governo.

Cilindros com oxigênio líquido serão distribuídos aos hospitais de Manaus

Cilindros com oxigênio líquido serão distribuídos aos hospitais de Manaus

Cilindros com oxigênio líquido transportados pela FAB serão distribuídos aos hospitais de Manaus nesta sexta-feira (15)
Foto: Divulgação - 15.jan.2021/Governo do Amazonas
 

O governo amazonense destacou que atua de forma conjunta com o Ministério da Saúde desde a semana passada para viabilizar a chegada de oxigênio de outras regiões. “O plano mantém uma ponte aérea entre São Paulo e Manaus enquanto houver necessidade de abastecimento da rede.”

Além da quantidade recebida nesta madrugada, outros 200 cilindros foram entregues na terça-feira (12) e uma remessa de 150 cilindros chegou ao estado na quarta-feira (13). 

“Outros 25 mil metros cúbicos em isotanques também estão na programação de voos desta semana da FAB, partindo do aeroporto de Guarulhos”, disse o governo estadual.

Alta na demanda

No pico da pandemia do novo coronavírus no Amazonas em 2020, o consumo médio diário de oxigênio chegou a 30 mil metros cúbicos.

Durante esta nova fase de crescimento de casos no estado, em 2021, o consumo médio já passa de 70 mil metros cúbicos – e a capacidade do produtor local é de fornecer apenas 28 mil metros cúbicos por dia.

Cilindros de oxigênio líquido são retirados de avião da FAB, em Manaus

Cilindros de oxigênio líquido são retirados de avião da FAB, em Manaus

Cilindros de oxigênio líquido são retirados de avião da FAB, em Manaus
Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp