20/01/2021 às 12h25min - Atualizada em 20/01/2021 às 12h25min

A pandemia do Covid-19 tem trazido inúmeras consequências aos diversos setores, no Brasil e no mundo, dentre eles, a Educação.

A pandemia do Covid-19 tem trazido inúmeras consequências aos diversos setores, no Brasil e no mundo, dentre eles, a Educação.

   Desde o início pandemie consequente suspensão das atividades escolares presenciais, a Rede Municipal de Ensino de Dois Irmãos do Buriti tem voltado seus esforços a promover ações emergenciais para proteger e atender seus estudantes, suspendendo as aulas presenciais e promovendo o encaminhamento de atividades pedagógicas remotas ou em regime domiciliar dentre outras medidas que foram tomadas.

No entanto, sabe-se que esse longo período que tem perdurado a pandemia, o isolamento social e o encaminhamento de atividades remotas gera uma realidade em que os impactos emocionais,físicos e cognitivos são perceptíveis.

      Tendo em vista este cenário inédito e a necessidade de respostas imediatas e atípicas, torna-se necessário um grande planejamento para retornar às atividades presenciais nas escolas, que exigirá um olhar atento ao contexto local, bem como a articulação e ampla cooperação com órgãos que atuam direta ou indiretamente na Educação Básica, como Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal Assistência Social e Conselho Tutelar, de forma intersetorial.

É importante ressaltar que utilizamos como referência uma Nota Técnica intitulada “O retorno às aulas presenciais no contexto da pandemia Covid-19”, emitida pela organização “Todos pela Educação”, que foi produzida a partir de uma “sistematização dos principais aprendizados advindos de pesquisas sobre países e regiões que já passaram por situações similares à atual, além de estudos sobre os temas que, no atual contexto, serão desafios de grande magnitude à gestão educacional”.

Utilizamos, ainda, os “Subsídios para a elaboração de protocolos de retorno às aulas na perspectiva das Redes Municipais de Educação”, elaborado pela UNDIME – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação”, além de outros documentos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp