20/01/2021 às 23h00min - Atualizada em 21/01/2021 às 00h00min

Home office improvisado pode causar danos à coluna

Popularização do trabalho remoto durante a pandemia aumentou o número de pessoas com problemas de postura e dores lombares

DINO
http://smcare.com.br

Os desdobramentos da pandemia de covid-19, como a necessidade de isolamento social e o fechamento parcial do comércio, levaram muitas empresas a adotarem o sistema de trabalho remoto. Visto como uma das grandes heranças positivas do período de crise sanitária em todo o mundo, o home office, no entanto, se praticado de forma incorreta, pode ser prejudicial à saúde física das pessoas.

Se, antes, muitos trabalhadores atuavam em escritórios ergonômicos, com equipamentos adequados à boa postura, como cadeiras confortáveis, mesas profissionais e monitores ajustados à altura dos olhos, o que se viu ao longo de 2020 foi um aumento de casos de tendinites, problemas de postura, inflamações lombares, dores nas costas, pescoço e ombros.

Todos esses fatores estão diretamente ligados à falta de um ambiente adequado não só ao trabalho, mas ao estudo e lazer doméstico. O uso de celulares, tablets e laptops no sofá, com almofadas macias, na cama ou mesmo em cadeiras inapropriadas à utilização ininterrupta por várias horas é um dos grandes vilões desse período.

Para elaborar uma visão global a respeito do problema, o Facebook e a Associação Americana de Quiropraxia realizaram, em abril, uma pesquisa com 231 profissionais da área. O estudo revelou que, dentre os profissionais, por volta de 92% afirmaram que seus pacientes passaram a se queixar mais de dores ou transtornos musculoesqueléticos desde o início da quarentena.

Segundo o professor de cirurgia ortopédica da Universidade Stanford, Michael Fredericson, esses problemas evoluem de forma gradual, passando de pequenas e passageiras dores a quadros mais graves. Ele explica que esse tipo de lesão é comumente provocado por excesso de uso e repetição de traumas que desgastam o corpo com o tempo.

Os prováveis culpados

Para especialistas, o surgimento de quadros de má postura e inflamações tem a ver, principalmente, com o mau uso de dois equipamentos: os laptops e as cadeiras. No caso dos computadores portáteis, as pessoas mantêm o tempo inteiro a cabeça inclinada para baixo ou as mãos elevadas para digitar. Esse quadro postural, além de prejudicar os músculos do pescoço, tende a aumentar a pressão sobre os discos e as juntas da coluna vertebral.

O mesmo risco existe ao usar uma cadeira ou banco não apropriado para trabalho, com altura descompensada e que não permite uma postura considerada neutra. Essa posição ideal pode ser definida da seguinte maneira: costas eretas, pescoço em linha reta e relaxado, braços relaxados ao lado do corpo, antebraços paralelos ao chão e pés apoiados no solo.

Como tratar dores e problemas de má postura

Para quem possui quadros contínuos de inflamações e incômodos, a recomendação é visitar um profissional capacitado que possa indicar o tratamento mais indicado para cada caso e de forma segura. Hoje, existem clínicas de fisioterapia em São Paulo que oferecem uma série de intervenções terapêuticas capazes de solucionar esse tipo de problema, como acupuntura, drenagens linfáticas e Pilates.

É importante ressaltar que, ao surgir qualquer sintoma, o paciente não deve demorar para procurar ajuda especializada, pois o agravamento de problemas lombares, por exemplo, pode sinalizar ou dar origem a mais de 50 doenças, tais como hérnia de disco, artrose, artrite, reumatismo, dentre outras várias.



Website: http://smcare.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp