26/01/2021 às 15h29min - Atualizada em 26/01/2021 às 16h20min

Sete dicas para manter a pele e os cabelos saudáveis no verão

Especialista ensina como se proteger para enfrentar as temperaturas elevadas da estação e preparar a pele para maior exposição solar

DINO
http://cristianokakihara.com.br

Durante o verão, o cuidado com a pele deve ser redobrado. A exposição às temperaturas altas faz com que o maior órgão do corpo humano perca água, ressecando face, lábios, cabelos e mãos. Desta forma, é importante se atentar à umectação da pele constantemente.

Na rotina de cuidados diários com a pele e com os fios o recomendado é usar: higienizador (para pele e cabelos), protetor solar (para pele e cabelos), água termal, hidratantes em loções, géis-cremes e cremes. De acordo com o dermatologista Cristiano Kakihara, seguir algumas recomendações vai ajudar a manter a saúde da pele e dos cabelos:

1- Jamais se esquecer de que a pandemia não acabou: a ordem do dia é seguir com o isolamento social e jamais aglomerar em praias e piscinas. Mesmo com as vacinas começando a chegar ao país, sabe-se que, para a maioria da população ser vacinada, isto demorará muitos meses. Assim, não perdendo o senso de responsabilidade que cada um tem consigo e com o próximo.

2- Hidratar: a pele no verão, especialmente quando está muito quente, fica mais ressecada, por isso, alguns cuidados são importantes: "beber muito líquido, usar sabonete neutro, evitar banhos demorados e, de preferência, com água morna ou fria, além de hidratar bem a pele pelo menos 1 vez ao dia".

3- Nutrir: hidratantes com vitaminas, lactato de amônio, óleos, ureia, ácido hialurônico, vitaminas E, A e C, que também ajudam a manter o bronzeado. O hidratante pode e deve ser usado após o banho, pois a pele está mais receptiva à penetração do produto. Mãos e pés, assim como cotovelos e joelhos, devem ser mais hidratados.

4- Esfoliar: a esfoliação promove um bronzeado mais bonito e saudável. A esfoliação é interessante para diminuir as células mortas e tornar a pele mais homogênea. Geralmente os cotovelos e joelhos estão mais ressecados, enquanto algumas áreas como braços e pernas apresentam áreas de descamação. Esfoliar com produtos como grânulos de polietileno, produtos abrasivos com sementes naturais como apricot, hamamélis e uva, igualmente ajudam na hidratação da pele e na pigmentação.

5- Tomar sol aos poucos: o ideal é ir tomando sol aos poucos, em horários em que ele não é tão intenso, e sempre com filtro solar. A pele vai ficando morena aos poucos e o bronzeado dura mais tempo e não é tão prejudicial para a pele.

6- Aplicar filtro solar em abundância: o protetor solar protege a pele e permite que adquira uma cor mais saudável. Ele deve ser passado 30 minutos antes da exposição ao sol. Deve ser bem espalhado. Não se esquecer das orelhas e dorso do pé, e sempre reaplicar depois que sair do ambiente aquático.

7- A alimentação no verão deve ser leve e saudável: comer cenoura, mamão, laranja e tomate ajuda a conseguir um bronzeado melhor. É a ação do betacaroteno que promove maior proteção. Ingerindo estes alimentos, que contêm vitamina C (laranja, limão, acerola) e E (grãos), haverá uma eficaz ação antioxidante e maior duração do bronzeado. Além disso, e o mais importante, é que a quantidade do filtro seja adequada e nunca esquecida.

Mais informações em: www.ageimagem.com.br



Website: http://cristianokakihara.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp