27/01/2021 às 11h39min - Atualizada em 27/01/2021 às 11h39min

Índice desmente governo e mostra Brasil no 47º lugar em vacinação

Índice desmente governo e mostra Brasil no 47º lugar em vacinação

CNN
Painel da vacina com os países que mais aplicaram a imunização Foto: CNN Brasil

CNN Painel da Vacina mostra que o Brasil ocupa o 47º lugar entre os 59 países que já iniciaram a vacinação no mundo. O levantamento é da Agência CNN e da Our World In Data, realizado pela Universidade de Oxford. A colocação do Brasil é bem diferente da informada pelo presidente Jair Bolsonaro ontem (26).

“Já somos o sexto país que mais vacinou no mundo. Brevemente estaremos nos primeiros lugares”, disse Bolsonaro em evento do banco Credit Suisse, em Brasília.

Na realidade, o Brasil alcançou ontem (26) o índice de 0,4 na relação entre o total de doses aplicadas e sua população total, segundo cálculos da Agência CNN com base nas informações divulgadas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde do país. O índice é uma forma de mensurar o total da população que recebeu pelo menos uma dose.  Até o início da noite desta terça-feira (26), 883.200 brasileiros receberam uma dose da vacina.

De acordo com o da Our World in Data, Israel é o país que lidera o ranking, com índice de 46,7. Na sequência, aparecem Emirados Árabes (27,1), Seycheles (20,2), Reino Unido (10,8) e o Bahrein (8,5).

Os Estados Unidos são o 6º da lista. Porém, ainda de acordo com a plataforma, os EUA têm o registro da aplicação do maior número absolutos de doses até o momento em todo o mundo: 23,54 milhões — nessa lista de números absolutos, o Brasil está em 17 lugar.

Segundo integrantes do governo, em sua fala Bolsonaro levou em consideração somente a quantidade de doses aplicadas a partir do início da vacinação no Brasil, ignorando todo o trabalho já realizado anteriormente nos demais países.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp