01/02/2021 às 17h20min - Atualizada em 01/02/2021 às 17h20min

Ambev lança nova cerveja de mandioca em Goiás

Ambev lança nova cerveja de mandioca em Goiás

Ambev lança nova cerveja de mandioca em Goiás -. Foto: Douglas Schinatto
Exaltar características regionais e beneficiar Cidades menos desenvolvidas do Estado. A frase poderia ser atribuída a alguma proposta de política pública, mas não. Estes são alguns dos conceitos da Esmera de Goiás, marca de cerveja lançada nesta terça-feira (8) pela Ambev. Com uma proposta de valorizar a “goianidade”, a Esmera foi apresentada ao som das batidas da Catira e de uma paródia do contador de causos “Geraldinho” em evento na sede da empresa, em Anápolis.

O Gerente de Marketing da empresa, Leandro Thot justificou a escolha do nome e relacionou a nova cerveja a alguns dos recursos naturais do Estado. “O nome já nasce dessa associação com aquele jeitinho goiano de encurtar a palavra. Quando a gente encurta esmeralda a gente chega em esmera. Esmeralda é uma riqueza e uma preciosidade do Cerrado goiano. Uma coisa que precisa ser valorizada”.

O sabor da Esmera de Goiás também apresenta uma particularidade local, a cerveja tem em sua composição fécula de mandioca, conforme explicou a mestre cervejeira Daniela Kikuchi. “Ela é utilizada no inicio do processo produtivo junto com os outros ingredientes. Depois que compramos a mandioca dos agricultores, ela é processada como fécula de mandioca. E então utilizamos essa fécula na nossa cerveja e é ela que vai dar essa leveza para a cerveja”.
 As mandiocas utilizadas para fabricação da Esmera estão sendo compradas pela indústria diretamente de agricultores familiares de cidades do interior, especialmente da região nordeste do Estado.

 O responsável pela captação junto aos produtores é o engenheiro agrônomo da empresa, Fabio Alexandre Ferreira. “Todos os contratos são feitos pela Ambev direto com os produtores. Eu faço as negociações com os produtores, tanto da parte de precificação, de contrato e de logística”.

 O especialista revela que antes da opção pela mandioca, a empresa estudou a utilização de outros frutos de Goiás para a produção da cerveja. “Chegamos a pensar em Pequi e também em Jabuticaba, mas com essas matérias primas não alcançaríamos o impacto social que estamos tendo.

 Escolhemos a mandioca porque o nosso foco está nas regiões norte e nordeste do Estado e nada melhor do que aderir uma cultura característica do local”.
Antes da apresentação à imprensa, em evento que contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, a produtora rural Orozina Teixeira, moradora de Flores de Goiás, comemorou a comercialização de seus produtos com a fábrica de cervejas. “Estou muito agradecida com tudo.

A comercialização da produção de mandioca com a Ambev representa mais renda para os pequenos agricultores. Já saíram dois caminhões do assentamento e vai sair mais um”. Ana, Anailde e Orozina – Produtoras de mandioca de Flores de Goiás.

O governador Ronaldo Caiado saudou a iniciativa da empresa de movimentar agricultura familiar e fomentar a economia em uma das regiões mais carentes do Estado.

“Orgulho pra mim como governador no momento em que uma cerveja reflete que nós estamos promovendo melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas que habitam na região com a menor renda per capita do Estado de Goiás.

 Então isso significa dignidade, significa política social”. Para o início do processo de produção da Esmera de Goiás, a Ambev adquiriu 220 toneladas de mandioca de produtores rurais das cidades de Cavalcante, Posse, Niquelândia, Buritinópolis, Flores de Goiás, Itaberaí, Colinas do Sul e Mundo Novo. A nova cerveja já está disponível para o mercado goiano.

Fonte: Sagres Online. https://sagresonline.com.br/ambev-lanca-nova-cerveja-de-mandioca-em-goias/ .
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp