09/02/2021 às 13h15min - Atualizada em 09/02/2021 às 14h20min

Escolha do advogado é fundamental em processo de legalização nos EUA

Postulantes ao green card devem saber inglês, estar em dia com seus impostos e saber negociar com advogados

DINO
http://mancheteusa.com

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou na terça-feira, 2, ordens executivas que anulam decisões imigratórias de seu antecessor, Donald Trump, dando continuidade a sua proposta de reforma imigratória que inclui o caminho para naturalizar cerca de 11 milhões de imigrantes indocumentados. Defende a expansão nas admissões de refugiados, um plano de policiamento que utiliza tecnologia para vigiar as fronteiras e troca nas leis a palavra alien, que lembra alienígena, para noncitizens (não cidadãos) ao se referir aos estrangeiros.

A proposta segue para debate no Congresso, mas os primeiros passos para o imigrante tentar se encaixar numa possibilidade de legalização seguem quatro critérios básicos: falar inglês, ter bons antecedentes, pagar impostos no país e escolher um advogado com lastro de sucesso.

"Não é momento para se adiantar nada, temos que esperar o texto final e isso demora um pouco", disse o advogado de imigração Stephen Bandar.

"Eu estou fazendo o meu processo de legalização com o escritório de Stephen Bandar depois da indicação de amigos. Para mim foi importante avaliar o preço, o atendimento (que amei), a segurança e o profissionalismo", disse a faxineira Camila Amaral. "Eles são excelentes profissionais e não existe nada melhor do que você ir em um advogado e ele te passar segurança, se tornar seu amigo e não só um advogado."

Para o carpinteiro Jonatas Alves a escolha do advogado teve que incluir a forma facilitada de pagamento. "Eu não tive dúvidas. Paguei sem me apertar", afirma o brasileiro que mora há cinco anos nos Estados Unidos. Ele conseguiu sua residência permanente através do Estatuto Juvenil de Imigrante Especial (Special Immigrant Juvenile, SIJ na sigla em inglês).

O cozinheiro Arthur Nico disse que a ‘escolha do escritório foi fácil’. "Eu tive boas referências e soube (depois confirmei) que em casos de SIJ eles eram os melhores. A forma de pagamento parcelada - dentro do que eu podia pagar - também influenciou. O atendimento a qualquer hora. Para eles não tem madrugada, manhã, tarde ou noite, toca o telefone e alguém lhe atende. Assim, a gente não passa a aflição que muitos passam."

Razão semelhante teve Tatiana Prates para escolher o escritório de Bandar. A housecleaner brasileira teve seu caso recusado por três advogados. "Eles me receberam como gente, entenderam as minhas razões e aceitaram o meu caso. Mesmo antes de me tornar cliente eu já colhia muitas informações com eles. Foi uma luta de quatro anos mas deu certo e me legalizei nos Estados Unidos."

A proposta da Casa Branca abre o leque para milhões de pessoas tentarem regularizar suas situações nos Estados Unidos. Se a Câmara dos Deputados e o Senado aprovarem o texto formulado pela equipe de Biden, os imigrantes indocumentados que viviam por três anos ou mais nos EUA até 1 de janeiro de 2021 podem ser colocados em status regular temporário por cinco anos com a possibilidade de obter a residência permanente após o cumprimento de requerimentos como pagar os impostos e ter a ficha limpa na polícia. Após três anos, eles teriam direito a buscar a cidadania.

Aqueles que foram deportados depois de 20 de janeiro de 2017, quando Donald Trump assumiu a Casa Branca, e já moravam no país há pelo menos três anos também ganhariam a chance de se legalizar por questões familiares e humanitárias.

Já os beneficiados pelo Daca (Ação Diferida para Chegadas na Infância) e pelo TPS (Status de Proteção Temporário) estariam aptos a pedir o Green Card imediatamente.

Além disso, o plano da Casa Branca quer facilitar a reunificação das famílias e pode eliminar os impedimentos de três a 10 anos de uma pessoa retornar aos EUA por conta de ter vivido ilegalmente no país.

O texto escrito pelo Poder Executivo pede que os estrangeiros possam se unir aos familiares nos EUA enquanto os processos de legalização tramitam na Justiça.

SERVIÇO

Escritório Stephen Bandar
114 Broadway Somerville MA
2000 Mass ave Suite 2 Cambridge
Telefone: 617-992-1575



Website: http://mancheteusa.com
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp