11/02/2021 às 08h16min - Atualizada em 11/02/2021 às 09h20min

Rotinas caseiras inadequadas podem aumentar as chances de dores nas costas

Má postura associada ao desgaste muscular por conta das rotinas domésticas pode causar lesões e danos à coluna. De acordo com a OMS, 7 em cada 10 pessoas vão sofrer com o problema

DINO
http://smcare.com.br

De acordo com a Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), a postura errada, em paralelo ao desgaste muscular ocasionado pelos trabalhos domésticos, pode trazer prejuízos sérios às costas - principalmente à coluna vertebral. Prova disso é o fato de 7 em cada 10 pessoas no mundo estarem suscetíveis a sofrer com o problema, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Movimentos realizados na rotina caseira geram desvios posturais e outros problemas

A ABRColuna confirmou que muitos movimentos realizados na rotina doméstica, como torção e flexão das costas, em longo prazo, podem gerar desvios posturais, cervicalgias e lombalgias, além de abaulamentos discais, hérnias de disco e espondilolistese (quando uma vértebra desliza sobre a outra).

Exemplos clássicos de atividades domésticas prejudiciais são as que envolvem passar muito tempo com a cabeça flexionada para baixo, como o ato de passar roupas. Isso pode gerar dores na região lombar e cervical. Os especialistas aconselham, nesses casos, a alternar os afazeres de casa a cada 20 minutos, para que a coluna fique em outra posição. O ideal é fazer algo que envolva olhar mais para cima, como estender roupas, limpar armários e arrumar prateleiras.

Mudanças de hábitos dentro de casa são importantes para prevenir lesões

Um dos primeiros hábitos a serem alterados por quem deseja prevenir lesões nas costas é a prática de atividades físicas, que devem ocorrer regularmente. Outro ponto importante é encontrar formas de balancear as atividades domésticas, como carregar peso usando as duas mãos, agachar flexionando bem os joelhos para pegar algo que esteja no chão e dar preferência a vassouras e rodos que tenham cabos mais longos (o que ajuda a manter a postura ereta).

Se mesmo incorporando todos esses hábitos a pessoa desenvolver sintomas relacionados às dores na coluna, é preciso buscar o auxílio de profissionais de saúde, como médicos e, principalmente, fisioterapeutas - há muitas clínicas de fisioterapia em SP, por exemplo.

Descanso é fundamental para a manutenção do corpo

É totalmente desaconselhável realizar muitas atividades domésticas de uma só vez. O momento de descanso é fundamental para que o corpo se recupere do desgaste muscular. Quanto à postura, também é preciso prestar atenção na hora de repousar. Ao sentar-se no sofá, a pessoa deve permanecer com as costas totalmente apoiadas e, se possível, com as pernas sobre um banquinho, pufe ou outra superfície alta.

Pessoas com dores nas costas devem buscar auxílio de clínicas de fisioterapia em SP

As dores nas costas podem advir de uma série de fontes distintas, como atividades realizadas dentro de casa, na limpeza dos ambientes e manutenção do lar. Nesse sentido, o papel do fisioterapeuta é fundamental no tratamento de dores nas costas e possíveis lesões. Para contar com o auxílio de um profissional qualificado, a pessoa que apresenta dores deve procurar clínicas de fisioterapia em SP, como a SM Care, por exemplo.



Website: http://smcare.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp