16/02/2021 às 14h32min - Atualizada em 16/02/2021 às 14h32min

Em inédita cooperação internacional, Marinha e Polícia Federal interceptam embarcação carregada com cocaína

Em inédita cooperação internacional, Marinha e Polícia Federal interceptam embarcação carregada com cocaína

Neste domingo (14), a Marinha do Brasil (MB) e a Polícia Federal (PF) interceptaram e apreenderam embarcação carregada com cocaína em águas jurisdicionais brasileiras. A interceptação foi realizada pelo Navio-Patrulha Oceânico Araguari, a cerca de 270 KM da costa de Recife-PE.

A inédita operação foi realizada com ampla coordenação internacional, envolvendo o Centro de Análise e Operações Marítimas - Narcótico (MAOC-N), sediado em Lisboa/Portugal, a Drug Enforcement Administration (DEA/EUA) e a National Crime Agency (NCA/Reino Unido), permitindo a identificação de grande quantidade de entorpecente em um veleiro catamarã que teria partido do Brasil com destino a Europa.

No interior da embarcação foram presos cinco tripulantes brasileiros, que foram conduzidos para a Superintendência da Polícia Federal no Estado de Pernambuco. A embarcação apreendida está sendo escoltada pelo Navio-Patrulha da Marinha do Brasil para Recife, com apoio de Policiais Federais do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) que participaram das ações.

Trata-se de operação de cooperação internacional, inédita na história do Brasil, com a utilização pela Marinha do Brasil de um Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) para ação conjunta com a Polícia Federal na interceptação de embarcações utilizadas para o narcotráfico.

 

A ação reforça a cooperação e troca de informações com as instituições internacionais, visando a identificação de grandes organizações criminosas, assim como a importância do permanente monitoramento e controle dos 5,7 milhões de km² de águas jurisdicionais brasileiras, por meio do constante aprimoramento do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul.

Com informações da Marinha do Brasil e do Departamento de Polícia Federal
Fotos: Divulgação Marinha


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp