23/02/2021 às 16h11min - Atualizada em 23/02/2021 às 17h20min

Instituto Vencer o Câncer lança cartilhas educacionais para informar sobre os tipos mais incidentes de tumores de pele

O INCA estima que estas doenças correspondam a cerca de 1/3 de todos os casos de câncer registrados no Brasil anualmente

DINO
http://www.vencerocancer.org.br

O câncer de pele é o tipo de tumor mais frequente e corresponde a cerca de 30% de todos casos de câncer diagnosticados no Brasil. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre 2020 e 2022, 177 mil novos casos da doença serão registrados a cada ano.

Para informar a população sobre os tipos mais comuns da doença e estimular a prevenção, o Instituto Vencer o Câncer (IVOC) produziu três cartilhas educacionais, disponíveis em formato digital. Entre os tumores de pele não melanoma, os mais incidentes são o carcinoma basocelular (o mais comum e também o menos agressivo) e o carcinoma espinocelular. Já o melanoma é o tipo considerado mais grave, pois tem uma maior possibilidade de provocar metástases.

"Todos os cânceres de pele, quando diagnosticados precocemente, têm altas chances de cura", afirma o oncologista Antônio Buzaid, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer. Porém, se não receber o tratamento adequado, pode deixar mutilações bastante expressivas no paciente.

As cartilhas do IVOC informam, com linguagem simples e objetiva, sobre os fatores de risco, prevenção, sinais, diagnóstico e tratamento. "A melhor forma de proteger a pele contra o câncer é evitar a exposição ao sol. Além da correta aplicação do protetor solar, barreiras físicas, como o uso de roupas com proteção, chapéus e óculos, ajudam na prevenção dos tumores de pele", ressalta Buzaid.

As informações do material educacional contêm dados e orientações do comitê científico do IVOC, do INCA, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), do Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM) e da American Cancer Society. O conteúdo não substitui a avaliação e orientação do médico especialista.

As cartilhas podem ser acessadas para download no link https://vencerocancer.org.br/noticias-melanoma/cartilhas-sobre-os-principais-tipos-de-cancer-de-pele/

O Instituto Vencer o Câncer também preparou um documentário especial para a campanha "Seja amigo do sol e da sua pele. Se Proteja".

O vídeo conta com a participação do dermatologista Dr. Elimar Gomes, do oncologista Dr. Rafael Aron Schmerling e de duas pacientes oncológicas, Andrea Botto Nitrini e Tânia Rafanelli Conservani, que foram diagnosticadas com câncer de pele. Elas compartilham sua experiência ao descobrirem a doença e falam como se sentiram durante o tratamento.

O documentário pode ser assistido no canal do IVOC no YouTube, em https://youtu.be/ZisIEJy91aY




Website: http://www.vencerocancer.org.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp