24/02/2021 às 16h27min - Atualizada em 24/02/2021 às 16h27min

O governo deve remanejar cerca de 13 mil imunizantes que seria reparada aos indígenas do Estado

População de indígenas aldeados em diversas regiões do Estado está com taxa de imunização em 68%

Ms já vacinou mais de 68% da população indígena - Alvaro Rezende

Com nova remessa de doses contra um COVID-19, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) decidiu remanejar 13.848 doses de imunizantes que estavam nos polos de destinação para a população indígena. Uma das justificativas é o avanço da vacinação nas comunidades, que estão em 68,60%.

De acordo com o secretário de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, o quantitativo de doses que chegam à população indígena foi suficiente para imunizar uma parcela necessária da população.

 “E há, de fato, um quantitativo de doses que não foram utilizadas e que nós pedimos ao ministério da saúde para que possamos fazer o remanejamento dessas doses”, relata.

Resende explica que as 13 mil doses da vacina chinesa, CoronaVac, destrava para imunizar idosos a partir de 75 anos, de acordo com a normativa do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O secretário detalha que ainda aguarda uma confirmação definitiva do secretário Especial de Saúde Indígena, Robson Santos da Silva, e também informações do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).

“Estamos adiantados em uma pactuação com o distrito sanitário especial indigena do mato grosso do sul e com Sesai [Secretaria Especial de Saúde Indígena], que é responsável pela saúde indígena”

O coronel Marcello Fraiha, diretor de saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na SES, explica que o Estado inclui a informação de que doses sobraram na vacinação das comunidades, entretanto o Dsei ainda não passou informações de doses sobraram e nem o motivo .  

“Temos que aguardar a resposta do Dsei, precisamos de informações para saber se sobraram vacinas mesmo. Não posso passar outras informações porque não sabemos mais que isso ”.  

Vacinação

De acordo com o sistema Vacinômetro, da SES, 61,60% dos indígenas aldeados já receberam a primeira dose da imunização contra a Covid-19, que representa cerca de 28.510 mil. 

Até esta quarta-feira (24), cerca de 16.404 mil indígenas já receberam a segunda dose, com total de 44.914 imunizantes para todas as comunidades de Mato Grosso do Sul.  

Nova Remessa

Um novo lote com cerca de 35.700 vacinas deve chegar em Mato Grosso do Sul ainda nesta quarta-feira (24). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a expectativa é que na próxima semana veremos receber nova remessa.  

Ao Correio do Estado, o secretário Geraldo Resende informou que o Estado informado a informação de que a quinta remessa terá 22 mil vacinas da AstraZeneca e outras 13 mil doses da Coronavac.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp