11/03/2021 às 19h25min - Atualizada em 11/03/2021 às 19h25min

Gastos com Páscoa devem ser quase o dobro neste ano, em comparação com 2020

Período deve movimentar R $ 250 milhões na economia de Mato Grosso do Sul

Gastos com a Páscoa devem ser quase o dobro, mesmo com diminuição de renda - Foto: Arquivo / Correio do Estado

A Páscoa deve movimentar R $ 250 milhões na economia de Mato Grosso do Sul, entre gastos com chocolates e comemorações.

O montante é 88% maior do que o movimento no mesmo período do ano passado, que foi de R $ 136,08 milhões.

É o que aponta levantamento do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul (IPF-MS), divulgado nesta quinta-feira (11).

Mesmo com uma grande parcela de consumidores afirmando que redução de renda durante a pandemia, o crescimento da intenção de compra se deve principalmente ao cenário do ano passado.

Conforme a Fecomércio, na Páscoa de 2020 a pandemia estava no início e as medidas de transmissão e a mudança de comportamento das famílias impactou no gasto baixo.

“No ano passado, com as incertezas do início da pandemia e a suspensão do atendimento presencial, muitas pessoas não conseguiram sequer comprar os ovos, houve devolução dos produtos que são pegos em consignação e mesmo suspensão de fornecimento”, avaliou a economista Daniela Dias.

“Além disso, o comportamento das pessoas, mudou temos, por exemplo, o aumento dos vão presentear filhos, além de sobrinhos e afilhados, uma forma de reforço o vínculo afetivo e emocional mesmo com o distanciamento social e de agradar mais essas crianças e adolescentes acrescentou.

De acordo com a pesquisa, do montante, R $ 136,6 milhões devem ser gastos com chocolates e R $ 119,29 milhões com comemorações.

O gasto médio com chocolates e ovos de Páscoa será de R $ 143,21 e mais da metade dos consumidores devem comprar três ou mais chocolates.

Já para comemorações, o gasto médio será de R $ 146,88. Neste ano, 71% das pessoas devem fazer algum tipo de comemoração, enquanto em 2020 o percentual era de 24%.

Dentre as pessoas que responderam a pesquisa, 71% disseram que ir às compras, sendo que a maioria prefere comprar em lojas físicas.

Quanto aos presenteados, 62% serão os filhos, 22% afilhados e sobrinhos, 27% presentearão os cônjuges e 12% os mesmos mesmos.  

Quanto às comemorações, 86% o farão em família, preparando a alimentação; 51% fingem consumir peixe, que é característico da Semana Santa.

Em meio a pandemia, a biossegurança do estabelecimento será levada em conta como atrativo para compras, além de desconto para pagamento à vista, parcelamento no cartão e variedade.

“É importante que os adquiridos atentos, principalmente nos dias que precedem os dados, sobre como vai organizar as logísticas de biossegurança para esse consumidor e também para as pessoas que vão comemorar em casa”, diz a economista do Sebrae MS, Vanessa Schmidt.


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