07/04/2021 às 16h13min - Atualizada em 07/04/2021 às 16h13min

Defensoria Pública de MS realiza diversos eventos com palestrantes indígenas

Defensoria Pública de MS realiza diversos eventos com palestrantes indígenas

Em homenagem ao mês dos povos indígenas, celebrado em abril, a Defensoria Pública de MS, por meio da Escola Superior da Defensoria Pública de MS (ESDP-MS), realizará o Webnário Abril Indígena.
 
A programação do evento traz apenas palestrantes indígenas e será nos dias 9, 16, 23 e 30, das 9h às 12h (horário do MS), transmitido pelo canal da Escola Superior da Defensoria Pública de MS no YouTube.
 
Encontro do dia 09/04 - A primeira palestra terá como tema Cosmovisão Guarani e Kaiowá, que será proferida por Tonico Benites, o palestrante possui graduação em pedagogia e mestrado e doutorado em Antropologia Social (UFRJ).
 
O convidado especial também apresentará a discussão Fogo Familiar: relações familiares – crianças e adolescentes.
 
Na mesma data, o encontro online discutirá Cosmovisão e Relações de Consumo, apresentada por Anastácio Peralta, que tem graduação em Licenciatura Intercultural Indígena (UFGD).
 
Os mediadores desse primeiro dia de evento, serão: a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Povos Indígenas e da Igualdade Racial e Étnica (Nupiir), defensora pública de Segunda Instância Neyla Ferreira Mendes; o coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos do Consumidor e Demais Matérias Cíveis Residuais (Nuccon), defensor público Homero Lupo Medeiros; e a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), defensora pública Débora Maria de Souza Paulino.
 
Encontro do dia 16/04 - As reflexões do segundo dia de evento começam em torno da Religiosidade e conflitos com a palestrante Lúcia Pereira, mestra em Antropologia Social (UFGD).
 
Em seguida, Simone Eloy Amado, doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional (UFRJ), discursará a respeito dos Territórios Etnoeducacionais.
 
O tema Educação - Acesso encerra a programação do segundo encontro virtual, com a apresentação do professor auxiliar da UFGD, Eliel Benites, que também tem mestrado em Educação (UCDB).
 
A mediarão desse bloco será da coordenadora do Nupiir, defensora pública de Segunda Instância, Neyla Ferreira Mendes; do coordenador do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh), defensor público Mateus Augusto Sutana e Silva; e do coordenador do Núcleo de Ações Institucionais e Estratégicas (NAE) e chefe de gabinete em exercício, defensor público Pedro Paulo Gasparini.
 
Encontro do dia 23/04 – Fernando da Silva Souza (Terena), que possui graduação em Administração Rural pelo Centro Universitário da Grande Dourados, abrirá o terceiro módulo de estudos com a questão da Saúde – Subsistema.
 
Logo depois, a Saúde Mental – crise e reflexos na violência doméstica será apresentada pela mestra em Integração Contemporânea da América Latina (UNILA), Clara Barbosa de Almeida.
 
A mediação será com a coordenadora do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), defensora pública Thais Dominato Teixeira.
 
Encontro do dia 30/04 – O último evento do webnário Abril Indígena discutirá o Papel da DPE na consolidação dos Direitos Indígenas, com o convidado especial Luiz Henrique Eloy Amado que é advogado da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e tem pós-doutorado em Antropologia pela École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS), de Paris.
 
Inscrições: Clique aqui para fazer a sua inscrição, até́ o dia 16 de abril.
 
Certificado: O evento é formado por 4 palestras on-line, por isso, para garantir o certificado será necessário registrar presença em 3 delas.
 
Promover o acesso à saúde a todas as pessoas nunca foi tão fundamental.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp