17/12/2019 às 11h13min - Atualizada em 17/12/2019 às 11h13min

Com foco na biodiversidade regional, projetos foram desenvolvidos em Dois Irmãos do Buriti

UFMS - AQUIDAUANA
UFMS - AQUIDAUANA

 

Para explorar o estudo da rica biodiversidade da região existente nos arredores de Aquidauana, o Campus de Aquidauana da UFMS (CPAQ) colocou em prática dois projetos de extensão e visitou pessoalmente dois municípios importantes no estado.

As atividades foram realizadas entre os dias 4 a 16 de novembro, quando docentes, técnicos e estudantes do Curso de Ciências Biológicas desenvolveram ações de extensão na Escola Municipal Felícia Emiko Kawamura Sakitani (Dois Irmão do Buriti/MS) e na Escola Estadual Padroeira do Brasil (Nioaque/MS).

Com o objetivo de criar um espaço cultural, de divulgação de conhecimento científico, as ações foram desenvolvidas por monitores e professores participantes do projeto de extensão “Descobrindo o Paraíso: Pantanal” e “Saberes e Sabores do Cerrado e Pantanal”, sob a coordenação dos professores Rogério Rodrigues Faria e Camila Aoki, respectivamente.

 Pelo projeto “Descobrindo o Paraíso: Pantanal”, foram realizadas diversas exposições, que contaram com painéis e elementos interativos para trabalhar elementos da geografia regional e demonstrar as belezas e curiosidades da flora e fauna pantaneira. Houve também a divulgação sobre a biodiversidade local e sensibilização das pessoas para a conservação da natureza.

Já pelo projeto “Saberes e Sabores do Cerrado e Pantanal”, foram apresentados frutos nativos alimentícios e receitas realizadas com os mesmos. Durante a exposição, os alunos puderam tocar, cheirar e sentir o sabor de diversos frutos, aprender sobre conteúdo nutricional e sobre sua conservação.

Segundo a Profa. Camila Aoki, o resultado das ações foi positivo, sobretudo pela importância da aproximação entre teoria e prática: “os projetos atenderam quase 350 alunos da educação básica, visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e reduzir a distância entre teoria e prática no estudo de ciências”.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp