14/04/2021 às 15h43min - Atualizada em 14/04/2021 às 16h20min

Tênis e beach tênis são as apostas para quem quer praticar esportes ao ar livre em 2021

O tradicional esporte tênis e o beach tênis, sua variação que está muito em voga ultimamente, são modalidades interessantes para quem quer se exercitar ao ar livre e vêm como uma opção para o verão 2021.

DINO
https://www.boladetenisdelivery.com/
Raquete-beach-tenis

Mesmo que alguma pessoa não seja exatamente próxima das notícias desse esporte ou não acompanha os torneios, provavelmente já ouviu falar em grandes nomes do tênis como Rafael Nadal ou Roger Federer.
Portanto, daremos sequência na explanação desse esporte que passou por tantas mudanças ao longo do tempo, e hoje tem variações que conquistam cada vez mais fãs e espectadores fiéis.

Regras do Tênis

Esse esporte pode ser jogado tanto individualmente quanto em dupla. No caso, um contra um ou dois contra dois.

A quadra de tênis é dividida ao meio por uma rede, e o objetivo geral é que a bola seja arremessada de um lado para o outro, quicando dentro do campo adversário. Em meio a isso, a intenção é fazer com que, depois do quique da bola, o adversário não consiga mandá-la de volta, seja por não ter alcançado ou por ter cometido algum erro de cálculo.
Sobre a duração das partidas, elas são divididas em 3 sets. O jogador que conseguir conquistar 2 desses 3 sets, vence o jogo.

A composição dos sets se dá da seguinte maneira: eles são formados por jogos (ou games). A pontuação dos games é em ordem crescente de 0, 15, 30 e 40 pontos, portanto, a cada acerto em quadra, a pontuação sobe (um acerto é 15, dois acertos é 30, e assim por diante). Em caso de empate, ou seja, 40 a 40, a partida continua até que algum dos jogadores tenham vantagem de 2 jogadas. O set termina quando um dos jogadores atinge 6 games vencidos, e em caso de empate (6 a 6), é disputado o "tie-break" para desempate, que é um sétimo game.

Quanto ao local onde esse esporte é praticado, ele se divide em dois, a quadra e o campo. Os dois locais são de formatos retangulares, e o tamanho é classificado de acordo com o número de jogadores em disputa.
Eles têm o comprimento de 23,77 metros e a largura de 8,23 metros para partidas de um jogador contra um. Para jogos em duplas, a largura é maior, de 10,97 metros. Em torno das quadras também é necessário que haja espaço para jogo e circulação dos jogadores durante as partidas.

As quadras também podem ter variações de superfície: as de terra batida são feitas de argila, pó de tijolo, entre outros elementos, e tem a característica de propiciarem partidas mais lentas e fazerem com que os jogadores corram mais; as quadras Hardcourt (que significa "piso duro"), são feitas de cimento, asfalto, ou até madeira, e propiciam jogos um tanto mais velozes; por último, as quadras de grama, são propícias para jogos mais rápidos, pois oferecem pouco atrito para os quiques de bolas.

Principais torneios e nomes do Tênis

Alguns grandes torneios de tênis acontecem pelo mundo e atraem grandes nomes do esporte, além de espectadores fieis. De início, podemos falar do Australian Open. Ele é feito todos os anos (desde 1905), no final de janeiro em Melbourne (Austrália) e dá início ao Grand Slam de torneios do ano.

O segundo torneio do Grand Slam anual é o Roland Garros, realizado em Paris, na França, geralmente entre o mês de maio de junho. Na sequência, vem o torneio de Wimbledon, que acontece normalmente entre junho e julho, em Londres. Por curiosidade, a competição de tênis mais antiga do mundo foi realizada nesse torneio, em 1877.
Para finalizar o ano, e considerado o "Tribunal dos Campeões", o torneio US Open finaliza o Grand Slam anual de tênis. Geralmente, é nesse torneio que os tenistas competem com a classificação que foi acumulada ao longo do ano inteiro, e além de muito prestígio, podem receber aproximadamente 60 milhões de dólares, que são distribuídos entre os jogadores participantes. No geral, o US Open acontece entre os meses de agosto e setembro.

Quanto aos grandes nomes do tênis, o atual número 1 é Roger Federer. Ele pode ser considerado, hoje, o maior tenista da história, pois acumula 20 títulos de Grand Slam.
Na sequência, temos Rafael Nadal, o único que conseguiu vencer os 4 torneios do Grand Slam e o ouro das Olimpíadas. Devido a isso, ele é conhecido como "Golden Slam".
Agora, no quesito tenistas da categoria feminina, a que tem maior destaque é Serena Williams, que conquistou 23 títulos de Grand Slam e 4 medalhas de ouro das Olimpíadas.

Na sequência, vem Steffi Graf, com 22 títulos de Grand Slam e a única pessoa (considerando categorias feminina e masculina) a conquistar os 4 torneios Grand Slam e a medalha de ouro olímpica no mesmo ano.

Beach Tênis

O tênis é um esporte tradicional e se tornou uma modalidade olímpica em 1988. Dele, surgiu a variação que vem se tornando muito popular atualmente: o Beach Tênis.
Ele foi criado em 1987, na província de Ravena (Itália), e apenas recentemente, a partir de 1996, se tornou uma modalidade profissional.
O beach tênis pode ser encarado como uma mistura do tênis tradicional com vôlei de praia e badminton. A Federação Internacional de Tênis estima que essa modalidade é praticada por mais de meio milhão de pessoas no mundo todo.

No Brasil ele é principalmente praticado em cidades do litoral, sendo o Rio de Janeiro a primeira cidade à exercer tal prática. Atualmente, a Federação Internacional de Tênis considera que o Brasil seja a segunda maior potência do mundo no beach tênis, ficando atrás apenas da Itália, o berço da modalidade.
A quadra é formada por areia e deve ser feita em superfície exatamente plana. Quanto à pontuação, é aplicada a mesma do tênis comum, bem como as principais regras do esporte.
O diferencial do equipamento diz respeito à bola: ela deve ser mais despressurizada, , o que a torna mais lenta, quando comparada à bola de tênis tradicional, metade na cor amarela e metade na cor laranja.

Principais nomes e torneios do Beach Tênis

Os torneios de beach tênis são realizados em grande parte pelas federações nacionais, e cada país, portanto, faz seus próprios torneios internos.

Apesar disso, o esporte também tem seu Grand Slam organizado pela Federação Internacional de Tênis. O primeiro torneio do circuito é o Aruba Open, que acontece na ilha de Aruba (América do Sul). Na sequência, o segundo torneio é o Copacabana Internacional Rio Open, que acontece na cidade do Rio de Janeiro.

Fontes:
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Raquete_de_Beach_Tennis.jpg
https://blog.boladetenisdelivery.com/2021/03/10/beach-tennis-dicas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Grand_Slam_de_t%C3%AAnis



Website: https://www.boladetenisdelivery.com/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp