16/04/2021 às 11h09min - Atualizada em 16/04/2021 às 11h09min

Com novas doses, MS pretende zerar vacinação de idosos

Secretaria disse que novas doses não são suficientes para adicionar novo grupo prioritário

Mato Grosso do Sul receberia na noite de ontem a 13ª remessa de vacinas contra um Covid-19, que será aproveitada para realizar a vacinação de idosos e para a segunda dose dos demais grupos. 

De acordo com o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, o quantitativo de 77,9 mil doses dos imunizantes Coronavac e AstraZeneca não é suficiente para adicionar um novo grupo prioritário na vacinação.

Resende informou ao Correio do Estado que as doses da nova remessa não serão suficientes para incluir um novo grupo prioritário no cronograma, mas destacou que os imunizantes serão utilizados para as segundas aplicações e para atender o público de 60 anos, caso sobre.

De acordo com o secretário, os municípios que completarem 100% da vacinação dos demais grupos prioritários e possuírem doses remanescentes podem abrir vacinação para os grupos de pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades. “Com essas doses remanescentes, os municípios já podem iniciar essa fase”.

Segundo o mapa de distribuição dos imunizantes recebidos, publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado de ontem, do total de 31.400 doses da vacina Coronavac, um lote de 27.300 doses será na vacinação do grupo dos trabalhadores de saúde (1.700) e de idosos com 70 anos ou mais (25.600).

 

Outras 4.100 doses de Coronavac serão utilizadas para iniciar a segunda dose do grupo previsto na 9ª etapa de envio de imunizantes, em que 1.620 doses devem ser empregadas no grupo de trabalhadores de saúde e 2.480 doses no grupo de idosos de 65 anos ou mais.

Do total de 46,5 mil doses da vacina AstraZeneca, 3.655 deve ser utilizado para iniciar uma primeira dose de 25% do grupo das Forças Armadas, que inclui o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Além disso, 31.845 doses do imunizante serão empregadas para a continuidade da primeira dose da vacinação de idosos com 60 anos ou mais.

Com a nova remessa de doses de vacinas contra Covid-19 que chegaria ontem, Campo Grande ficará com 29.070 doses, entre Coronavac e AstraZeneca, de acordo com dados informados pela SES. A chegada a imunizante possibilitará à Prefeitura de Campo Grande retomar a vacinação de idosos com 61 anos, faixa etária que teve a imunização paralisada na sexta-feira.

Entre os idosos com 61 anos, será priorizada a vacinação dos que possuem comorbidade graves, como doenças imunossuprimidas, oncológicos em tratamento, transplantados, pneumopatias crônicas graves, pacientes com doenças cardiovasculares crônicas e que ocorreram em procedimentos cardiovasculares, doença cerebrovascular, obesidade mórbida e cirrose hepática.

Também serão vacinadas pessoas com mais de 18 anos com síndrome de Down, anemia falciforme, coagulopatias hereditárias ou deficiências permanentes que apresentem limitação motora que causam grandes dificuldades ou incapacidades.

DOSES PARA VENCER

De acordo com o diretor de Saúde e assessor técnico do Corpo de Bombeiros Militar na Secretaria Estadual de Saúde (SES), coronel Marcello Fraiha, parte do último lote entregue de vacinas será destinada para garantir uma segunda dose. Fraiha explica que há 11 mil doses da AstraZeneca com prazo da segunda aplicação para vencer. 

“O período de validade delas é longo. Elas estão prestes a vencer a data do aprazamento ”.

O diretor destacou que, com a nova remessa, 11 mil doses serão reservadas para a vacinação da segunda dose dos profissionais da saúde que receberam a aplicação do imunizante da AstraZeneca a partir do dia 25 de janeiro. “O aprazamento é de 90 dias e a gente já quer enviar para esse pessoal que venceria agora no dia 25 o segundo prazo”.

VACINAÇÃO EM MS

Mato Grosso do Sul é o estado com a segunda maior porcentagem de vacinação do País. A primeira dose já foi aplicada em 14,35% da população geral e outros 5,55% já estão imunizados com as duas doses. Com novo lote, o Estado terá compactado, ao todo, 708.010 doses. Já foram aplicadas 559.084 doses, sendo 403,079 da primeira dose e 156,005 da segunda.

Campo Grande tem 15,83% de sua população vacinada. Quanto aos imunizados, aqueles que receberam como duas doses, a porcentagem está em 5,40%.

Na Capital, a vacinação alcançou com idosos 61 anos, conforme o calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Entretanto, por falta de doses, sexta-feira (9), a vacinação da 1ª dose em idosos foi paralisada e aplicação foi para a 2ª dose da AstraZeneca em trabalhadores da Saúde e da 1ª dose em indígenas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp