23/04/2021 às 12h48min - Atualizada em 23/04/2021 às 12h48min

'O céu do caipira': foto de MS recebe menção honrosa e agora vai 'rodar o mundo' em exposição itinerante

Profissional diz que passou o dia em fazenda acompanhando a vacinação do gado e, em seguida, soube do momento diário, em que o fazendeiro descansa na varanda e tem visão privilegiada do céu e as estrelas.

Graziela Rezende, G1 MS
Foto feita em fazenda de MS recebeu menção honrosa em prêmio internacional — Foto: João Garrigó/Arquivo Pessoal
Das 2.201 fotos inscritas, foi o olhar do "céu caipira" que mais chamou a atenção e recebeu uma menção honrosa, durante cerimônia online realizada nessa quinta-feira (22). O registro foi feito pelo fotógrafo João Garrigó, de 29 anos, em uma fazenda localizada no município de Inocência, região leste do estado.
 
Agora, a imagem vai "rodar o mundo" em uma exposição itinerante.
"Estava ocorrendo a vacinação do gado nesta fazenda e eu passei o dia acompanhando os trabalhos.
 
 Durante a noite, vi que o homem sertanejo possui esta visão privilegiada, de ver as estrelas, a via láctea com o olho humano [sem necessidade de um telescópio, por exemplo], então, fiz a foto e gostei demais do resultado. Achei bem diferente e muito bonita mesmo", afirmou ao G1 João.
 
Segundo o fotógrafo, o homem estava sentado na varanda, algo que faz diariamente após um dia inteiro de trabalho no campo. "Fica quase tudo apagado, por conta dos bichinhos que vão perto da luz, é uma rotina para eles. Ficam ali, só observando a lua, as estrelas, realmente um privilégio. E, a partir disso, coloquei o título: o céu do caipira", explicou.
 
Mesmo morando em Campo Grande, Garrigó ressalta que é apaixonado pela vida do homem no campo e, sempre que pode, vai até a área rural para descansar e também fazer estes registros.
 
Desde então, passou a inscrever as fotos e conquistou prêmios regionais importantes, quando decidiu ousar e inscreveu seis fotos no 14° Prêmio New Holland de Jornalismo.
 
 "Sempre tive muito apoio, desde que comecei no jornalismo e me inspirei em grandes profissionais da área, como o Valdenir [Rezende, que faleceu de Covid em fevereiro deste ano] e os filhos dele. Eles diziam que eu tinha que me inscrever mesmo, sempre me abraçaram e então eu nunca deixei de tentar. Ontem, na cerimônia, fiquei muito feliz no discurso quando parabenizaram pelas fotos de Mato Grosso do Sul", relembrou.
 
Nesta sexta-feira (23) ele postou nas redes sociais e escreveu: "Tive a honra de ser agraciado com a Menção Honrosa do 14° Prêmio New Holland de Fotojornalismo, com a foto intitulada “O céu do Caipira”. Entre 2201 imagens concorrentes em toda a América Latina, está imagem foi a única do Brasil a receber a menção. Obrigado @premionewholland pela oportunidade", finalizou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp