03/05/2021 às 20h42min - Atualizada em 03/05/2021 às 20h42min

SAMU Nacional completa 17 anos e explica como prevenir acidentes

O quadro "VOCÊ SABIA?" de hoje, apresenta o SAMU.

Há 17 anos, foi instituído o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) nos municípios e regiões do território nacional, pelo Decreto nº 5.055 de 27 de abril de 2004. Em Aquidauana o SAMU iniciou suas atividades no dia 12 de novembro de 2012 e, atualmente, cobre a área total dos 2 municípios: Aquidauana e Anastácio, atendendo uma população aproximada de 80.266 mil habitantes, contando com a base fixa em Aquidauana com viatura de suporte básico, composta por 13 profissionais capacitados que realizam atendimentos 24 horas por dia.
O SAMU de Aquidauana realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar residências, locais de trabalho e vias públicas, a partir de uma chamada gratuita para o telefone 192. Importante que sempre seja informado o local do acidente de forma apropriada, informe o nome da rua, número e ponto de referência e a cidade, no caso, Aquidauana ou Anastácio.
A ligação é atendida por técnicos em Campo Grande, que identificam a emergência e transferem a ligação para um médico, que faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente (ou a pessoa que fez a chamada) sobre as primeiras ações.
Na gestão do prefeito Odilon Ribeiro, o SAMU com apoio e logística da Secretaria Municipal de Saúde, ganhou um local melhor e de destaque para sua sede, no prédio da antiga UPA, local bem localizado e que propícia espaço para as viaturas, sala para uso da equipe e, inclusive, para estudo e descontaminação.
O SAMU de Aquidauana também se destacou no final do ano passado, com a criação da cápsula para transporte de pacientes suspeitos e positivos da Covid-19, fato repercutido na mídia nacional e que serviu de modelo para outras cidades.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp