05/05/2021 às 18h36min - Atualizada em 05/05/2021 às 18h36min

MS é o 5º estado com mais focos de incêndio registrados em 2021

MS é o 5º estado com mais focos de incêndio registrados em 2021

Foto: Marcos Maluf/ Campo Grande News
Mato Grosso do Sul registrou 542 focos de incêndio em vegetação ao longo dos últimos cinco meses de 2021 e comparado a outras unidades federativas, o Estado é o 5º que mais teve ação do fogo monitorado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
 
Apesar disso, houve redução de aproximadamente 72% em relação ao que foi verificado no mesmo período do ano passado, que registrou 1.949 focos em apenas cinco meses iniciais. Vale lembrar que, até o momento, 2020 foi o ano que o Pantanal registrou mais incêndios em toda a série histórica analisada pelo órgão, desde 1998.
 
Ainda assim, a parcial registrada até o momento consegue ser superior ao que foi verificado no começo de 2018. 
 
No Estado, o Cerrado (324 focos) foi o que mais teve esse tipo de ocorrência. Na sequência, o bioma pantaneiro aparece com 152 registros e, por fim, a Mata Atlântica (66). O Pantanal, tão castigado pelo fogo no ano passado, tem estação seca muito bem definida a partir do segundo semestre e, portanto, já se espera que não seja tão afetado no começo do ano.
 
Ainda assim, os dados indicam que Mato Grosso do Sul foi responsável por maior parte (152 focos) nesse bioma, enquanto Mato Grosso - que lidera o ranking geral, já que detém outros biomas e é maior em extensão geográfica - registrou menor parte (67).
 
Algumas autoridades, inclusive, têm apontado que a seca pode começar "mais cedo", o que motivou o governo estadual a decretar estado de emergência já no começo de maio, como forma de proibir que se utilize o fogo de forma irregular. Conforme relatório publicado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), maior parte dos incêndios no bioma são causados por ação humana.
 

 

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp