24/05/2021 às 11h42min - Atualizada em 24/05/2021 às 11h42min

Saúde registra baixa coleta do Teste do Pezinho no período preconizado

Teste possibilita identificação precoce de doenças patológicas, causando diminuição ou eliminação das sequelas que elas causam gerar

Saúde registra baixa coleta do Teste do Pezinho no período preconizado - Divulgação

Dados do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos (IPED / APAE) de Campo Grande indefinido que a coleta do Teste do Pezinho no período preconizado, que é do 3º ao 5º dia de vida do bebê, está em 4% em todo o Estado. O ideal é que sejam 100%.

Mesmo abaixo da meta, houve uma leve melhora, de 3,5%, no período de janeiro a abril deste ano em relação a 2020. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) orienta as famílias a levar ao recém nascido para fazer o teste nas Unidades Básicas de Saúde, caso não tenha feito no hospital ou maternidade após 48 horas de vida.

“Ele tem por objetivo diagnosticar e tratar doenças precoces que podem causar deficiência intelectual, entre outros danos à saúde do bebê, se não forem tratadas desde os seus primeiros dias de vida”.

No exame são detectas sete patologias: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Hiperplasia Adrenal Congênita, Fibrose Cística, Toxoplasmose Congênita, Hemoglobinopatias e Deficiência da Biotinidase.

O tratamento precoce doenças possibilitam a diminuição ou eliminação das sequelas que acontecem.

“Se uma das doenças não for detectada precocemente em razão da não coleta do Teste do Pezinho, a falta do diagnóstico precoce pode levar a criança a óbito ou definir-la com sequelas”, explicou a técnica responsável da Triagem Neonatal no Estado, Vera Regina Oliveira.

A SES orienta que os municípios aproveitem a Estratégia de Saúde da Família (ESF) para fazer o Teste do Pezinho, considerando que as mães levam os seus bebês para consulta até o 5 ° dia de vida nas unidades de saúde.

“Neste caso, seria muito bom que fosse feita a coleta do Teste do Pezinho, tendo em vista que seria importante para a primeira consulta puerperal, assim não se perderia a chance de se fazer o teste entre o 3º e 5º dia de vida do recentemente -nascido, que é o período preconizado pelo programa ”, ressalta Vera.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp