31/05/2021 às 12h29min - Atualizada em 31/05/2021 às 12h29min

Estrada Ecológica ganha asfalto em último trecho entre os municípios de Aquidauana e Dois Irmãos

Museu a céu aberto: espaço terá sinalização turística e réplica de inscrições rupestres

Campo Grande News
Foto: Chico Ribeiro

Vizinha a sítios arqueológicos que remontam há 10 mil anos, a Estrada Ecológica teve o último trecho pavimentado. O governo do Estado concluiu 765 metros da MS-450, que passa pelos vales da Serra de Maracaju, entre os municípios de Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti.

De acordo com o portal de notícias do governo, além de concluir o asfalto, onde a totalidade dos investimentos soma R$ 21 milhões, é projetada a construção de um museu a céu aberto no local onde foram encontrados fragmentos pré-indígenas. A parceria é com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional).

A implantação do museu tem orientação do arqueólogo Gilson Martins, com mais de 30 anos de experiência na área. Foram encontradas inscrições rupestres no pé de um morro, próximo ao limite dos distritos de Palmeiras (Dois Irmãos do Buriti) e Piraputanga (Aquidauana).

O espaço terá sinalização turística, além de uma pedra de arenito com réplicas das inscrições encontradas nos paredões da morraria. A MS-450 é classificada como Estrada Ecológica e integra  APA (Área de Proteção Ambiental)de 10 mil hectares, criada em 2000.

 A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos)  faz monitoramento para cumprir as exigências da licença ambiental, incluindo o levantamento arqueológico para execução da  pavimentação.

Com 55 km de extensão, do trevo com a BR-262 (Dois Irmãos do Buriti) a Aquidauana, a rodovia é o principal acesso aos distritos de Palmeiras, Piraputanga e Camisão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp