31/05/2021 às 17h07min - Atualizada em 31/05/2021 às 18h20min

O que considerar na compra do sal e o seu uso no preparo dos alimentos

Segundo chef, é importante conhecer as propriedades dos sais e exagerar no uso encobre o sabor real dos alimentos

DINO
http://www.smarttemperos.com.br

O sal é um dos itens mais consumidos na alimentação mundial. Ele realça o sabor dos alimentos e é indispensável para muitos paladares. Por ser um ingrediente tão comum na cozinha, a maior parte das pessoas não dá o devido valor aos tipos de sais no momento da compra.

"É interessante conhecer as propriedades de cada tipo de sal e estar atento às informações nas embalagens", recomenda a chef Fernanda Luvezuto, parceira da marca Smart. Um exemplo típico é o sal refinado dos saleiros presente em quase todas as mesas. Segundo a chef, esse tipo de sal passa por um processo de refinamento, perdendo muitos minerais que são importantes na nutrição. "Por isso, escolher uma boa marca, que preserve esses elementos é indispensável. Eu sempre compro sais naturais, integrais e livres de glutamato", conta Fernanda.

Além das propriedades, a granulação dos sais também interfere no sabor dos alimentos. De acordo com a chef, os mais finos são indicados para temperar frango, peixes e legumes; os mais granulados para peças grandes de proteínas; os defumados adicionam sabor às carnes e hambúrgueres; e a flor de sal é indicada para a finalização de pratos devido ao seu sabor delicado. "O sal também pode ser adicionado à receitas doces para realçar o sabor e a preparação de alguns drinks", completa a chef.

Além do excesso do consumo de sal ser prejudicial à saúde, perder a mão ao salgar pode arruinar uma refeição. "Sal demais também encobre o sabor real dos alimentos. Se há alguma dificuldade de temperar com sal, vale provar o alimento ao longo do preparo para não perder o bom senso", recomenda Fernanda Luvezuto.



Website: http://www.smarttemperos.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp