20/09/2019 às 13h45min - Atualizada em 22/09/2019 às 14h49min

Prefeita investe em agricultura familiar e melhora a merenda escolar do município de Novo Gama

Qual é a receita para uma merenda de qualidade prefeita Sônia Chaves? É um conjunto de ingredientes: o primeiro e mais importante, investimos 60% da verba em Agricultura Familiar.

DINO
Professora Sônia Chaves


A rede municipal de ensino de Novo Gama (GO) tem ao todo 10.583 estudantes que desfrutam de um cardápio equilibrado e saudável. A merenda escolar conta com certificação dos órgãos fiscalizadores e a procedência dos alimentos foi aprovada, já que saem diretamente da agricultura familiar e da produção orgânica do município.

A prefeita Sônia Chaves afirma que o resultado positivo só foi conquistado graças a união de vários fatores. “No início enfrentamos muita resistência dos grupos conservadores que não queriam as mudanças planejadas por nós, mas o objetivo foi alcançado, graças ao empenho de toda equipe da Secretaria de Educação de Novo Gama”, afirmou Sônia.

Para Sônia, educação é coisa séria. “Desde que assumi a Prefeitura tenho trabalhado para oferecer uma educação de qualidade aos nossos pequeninos, e isso passa pela merenda, pois uma alimentação saudável é responsável pelo bom desenvolvimento durante as aulas. Nós fomos em busca de alimentos orgânicos e frescos na nossa região. Juntos chegamos ao nosso objetivo que é oferecer alimento que atenda às necessidades dos alunos. E para nossa grata surpresa fomos escolhidos como a melhor merenda. Uma conquista que só foi possível graças ao trabalho em conjunto de todos nós, empenhados em oferecer sempre o melhor”, disse a prefeita de Novo Gama.

Investimento!

Segundo a prefeita, o município aplicou mais de 60% da verba federal na agricultura familiar, superando assim os requisitos do PNAE, que obriga os municípios brasileiros a adquirirem pelo menos 30% dos produtos junto aos pequenos produtores. “Nós fomos além do recomendado, resolvemos investir muito mais. Ter uma merenda de qualidade era nossa meta, por isso, investimos 60% dos recursos destinados a merenda escolar, o que elevou a qualidade na alimentação das escolas”.

Capacitação!

A prefeita Sônia afirmou que investir na capacitação é o segredo para ter uma merenda escolar de qualidade. “Investimos na capacitação das mais de 130 merendeiras da rede de ensino municipal, proporcionando aos estudantes uma merenda saudável, e que foi aprovada na avaliação nutricional.” O trabalho é uma ação em conjunto com o Conselho de Alimentação Escolar do Município.

Valorização!

Uma merenda saborosa e de qualidade ajuda no desenvolvimento escolar. Com formação em pedagogia, a prefeita Sônia criou um sistema de incentivo para melhorar a merenda e foi muito além. Ela incentivou a criação de receitas novas pelas próprias merendeiras. As receitas teriam que ser criadas com alimentos produzidos por agricultores da região. As cinco melhores foram inseridas no cardápio escolar de 2019, e as dezesseis melhores farão parte de um livro de receitas que será desenvolvido pela Secretaria de Educação de Novo Gama.

Adaptação!

Durante quatro meses, as merendeiras tiveram a experiência para compreender melhor as mudanças feitas e assim a merenda alcançar o padrão de excelência almejado pela prefeita Sônia, atendendo aos requisitos do PNAE. Uma das metas do programa é garantir aos estudantes uma refeição diária com aproximadamente 350 quilocalorias (Kcal) e 9 gramas de proteínas. Assim, a alimentação escolar deve possibilitar a cobertura de no mínimo 15% das necessidades diárias dos alunos.

Acompanhamento nutricional!

A atuação dos profissionais da nutrição na alimentação escolar é essencial, pois criam os cardápios e cuidam da qualidade das merendas.

Elas são responsáveis por:

- Identificar possíveis casos de doenças ou deficiências nutricionais;

- Elaborar cardápios que atendam às necessidades nutricionais;

- Planejar e supervisionar a seleção dos alimentos;

- Desenvolver projetos relacionados à educação alimentar;

- Fiscalização dos alimentos e controle de qualidade;

- Higienização e armazenamento dos alimentos, entre outras.

 

Amor pelas crianças!

 “O nosso objetivo principal da merenda escolar é dar um auxílio para o crescimento, a elevação da aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a construção de hábitos alimentares saudáveis, por meio da alimentação escolar e de ações de educação alimentar nutricional. Trabalhamos sempre para oferecer o melhor aos nossos alunos. Sabemos que uma educação de qualidade está aliada à uma merenda escolar reforçada”, disse Sônia.

Durante o curso, as merendeiras puderam aprender sobre a certificação concedida pelo FNDE, e assim se tornarem peças chaves no processo de aperfeiçoamento da merenda ofertada na escola. “Foi um curso esclarecedor, que abriu uma nova visão e mostrou a importância de cada uma delas no dia a dia na escola”. Sônia enfatizou ainda que esta capacitação e este tipo de trabalho é recomendado pela ONU (Organização da Nações Unidas). Para ela, “o importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores”, parafraseando o escritor William R. Inge.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp