04/06/2021 às 13h30min - Atualizada em 04/06/2021 às 16h01min

Mesmo em baixas temperaturas, natação é uma das melhores atividades para prevenção de doenças

Academias de natação de Brasília garantem que frio de junho também é uma oportunidade de se exercitar nas piscinas

DINO
http://maisbrasilcomunicacao.com.br/2021/06/01/mesmo-em-baixas-temperaturas-natacao-e-uma-das-melhores-atividades-para-prevencao-de-doencas/

Junho está chegando e quem mora no Distrito Federal sabe que o mês ganha disparado no quesito "baixas temperaturas". Aquele "friozinho" que só dá vontade de ficar embaixo das cobertas. Mas, frio e temperatura baixa não é desculpa para não praticar exercícios físicos e a natação surge como um grande aliado nesse aspecto. Além de trabalhar o corpo de forma homogênea, nadar não tem impacto, melhora o tônus muscular, queima calorias, fortalece o coração e reduz os sintomas dos problemas respiratórios, como rinite, sinusite, bronquite e asma. "Existem pesquisas que mostram que exercício físico ajuda inclusive na diminuição dos casos mais graves do novo coronavírus", destaca Renato Dourado, gestor da academia de natação Raia 10, na 610 sul, em Brasília.

De acordo com especialistas em alergias e imunologia, a natação é o principal esporte para quem busca fazer atividade física e se precaver contra questões de saúde, especialmente agora, durante a pandemia da covid-19, vírus que ataca principalmente o sistema respiratório. Além de alongar toda a musculatura intercostal, o que estimula o trato respiratório, nadar com regularidade também ajuda a umedecer as narinas, eliminando, assim, a secura que causa diversos tipos de alergia principalmente em tempos de frio e seco como acontece no mês de junho no Distrito Federal. "Com a chegada do inverno, época em que os casos de gripe aumentam no país por causa da mudança brusca de temperatura e das condições climáticas, torna-se ainda mais importante o cuidado com a saúde", conta Renato Dourado.
Interação segura em tempos de isolamento.

Para Rafael Correia da Rocha, coordenador técnico da Aquafan, academia de natação na 712 Norte, os benefícios da natação vão além da parte de saúde. "Há todo o aspecto social estimulado pela natação. Grande parte dos pais estão nos procurando, por saberem que estamos seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pela OMS. É um momento para a criança estar com mais dois coleguinhas, interagindo de forma segura e se exercitando", conta o técnico. "O momento de aula também é bom para os pais que têm um tempo livre, sabendo que os filhos estão num ambiente adequado. Isso é muito importante num período tão crítico como o que estamos vivendo".

Estudo realizado pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha aponta que, em piscinas com concentração de cloro igual ou menor a 0,5mg/L e Ph menor que 8, não há comprovação de contágio de covid-19. Assim, as soluções utilizadas em piscinas como as da Aquafan e Raia 10, que são salinizadas, são o suficiente para eliminar diversos tipos de bactérias e vírus, inclusive o coronavírus, o que é uma segurança a mais durante a pandemia.

Mais informações:

Site: www.aquafan.com.br
End: SHCGN 712, conj. A
Tel: (61) 3447-7405 | (61) 98625-0465

Site: https://raia10.com.br/
End: 610 SUL, LOTE 70
Tel: (61) 3244-4146



Website: http://maisbrasilcomunicacao.com.br/2021/06/01/mesmo-em-baixas-temperaturas-natacao-e-uma-das-melhores-atividades-para-prevencao-de-doencas/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp