08/06/2021 às 11h32min - Atualizada em 08/06/2021 às 11h32min

As Mulheres do PA. Santa Amélia recebem o recursos do Fomento Mulher.

As Mulheres do PA. Santa Amélia recebem o recursos do Fomento Mulher.

Uma das modalidades do Crédito Instalação, o benefício aplicado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) é direcionado para a implantação de projeto produtivo sob responsabilidade da mulher titular do lote no assentamento. O valor é de até R$ 5 mil, em operação única, por unidade familiar.

O crédito que fortalece o papel das mulheres nos assentamentos da reforma agrária, com participação direta nas atividades produtivas realizadas no lote. Hoje elas podem escolher os projetos que querem realizar.

No Assentamento Santa Amelia, 09 mulheres já fizeram o projeto para crédito Fomento Mulher. O recurso possibilitará às beneficiárias colocar os seus planos em prática e contribuir com o incremento da renda familiar. Em breve, mais 30 mulheres estarão sendo beneficiadas com esse projeto.

Em programação realizada na Prefeitura Municipal, o Prefeito Wlademir de Souza Volk(Japão), na companhia do secretário de Agricultura José Menezes, destacou os acordos da administração municipal em proporcionar melhoria para a população buritiense. Ele ainda ressalta que a melhor aplicação dos créditos proporcionará o desenvolvimento das atividades agrícolas nos assentamentos. "Essas mulheres trabalhadoras merecem toda essa atenção", ressaltou.

Segundo o Secretário de Agricultura José dos Santos Menezes (Zé Menezes), este trabalho está sendo realizado através de um acordo de cooperação técnica, firmado entre Prefeitura e INCRA, com apoio da AGRAER. Ressaltou, ainda,a ação proporcionará o aumento da autoconfiança e empoderamento feminino. “Precisamos fazer as mulheres da zona rural acreditarem que são capazes de produzir cada vez mais e melhorar a sua situação dentro do seu lote, a qualidade de vida e a sua autoestima”, ponderou.

A Sala da Cidadania, visa promover, por meio de ação colaborativa no atendimento às famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária - PNRA, assentadas pelo INCRA.

Este ano já foram recebidos documentos para a regularização de 8 famílias, que ocuparam o lote antes de 2015 e enviada para análise; foram entregues28Contratos de Concessão de Uso (CCU), para agricultores da Santa Amélia, Marcos Freire e Piúva V; solicitação de boleto para a quitação dos lotes tituladas no PA. Marcos Freire.

Entre as propostas do projeto estão: fomentar a implantação de projetos produtivos, promoção da segurança alimentar e nutricional, o estímulo da geração de trabalho e renda, empoderamento da mulher, bem como a valorização do trabalho da mulher na unidade de produção familiar.
 
Lista da contempladas P.A. Santa Amélia
  1. TEREZINHA BERNARDINO DA ROCHA
  2. LUZINETE VIEIRA DA CUNHA RODRIGUES
  3. IVANETE RODRIGUES DE ANDRADE
  4. VALDIRENE DOS SANTOS MENEZES LIMA
  5. SUELI MARTINS DA SILVA
  6. CELIA ALVES RODRIGUES DA SILVA
  7. IRACI DOS SANTOS SILVA
  8. MARIA DE FATIMA MENEZES DOS SANTOS
  9. NORMA MARIA ANTONIA DA SILVA SANTOS

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp