08/06/2021 às 14h52min - Atualizada em 08/06/2021 às 20h20min

Os desafios da ciência em Novo Pacto Global do Alimento é tema de Seminário Internacional

O Seminário apresentará a possibilidade de integração da visão entre cientistas, empresas, dos produtores e sociedade

DINO

Algumas das maiores autoridades brasileiras e internacionais em ciências relacionadas à bioeconomia tropical estarão reunidas no Seminário Internacional "Os Desafios da Ciência em Novo Pacto Global do Alimento", que se realiza virtualmente entre os dias 15 e 16 de junho, onde serão apresentadas soluções de como é possível dobrar a produção de alimentos no Brasil sem a necessidade de novos desmatamentos ou de como é viável transformar a Amazônia no maior celeiro global de produtos naturais, mantendo a floresta em pé.

Organizado e realizado pelo Instituto Fórum do Futuro, o Seminário está dentro da estratégia do projeto Biomas Tropicais que é coordenado pela entidade independente de reflexão (Think Thank), presidida pelo Professor Alysson Paulinelli, e que conta no seu núcleo central com a parceria de instituições como o CNPq, a Embrapa, a Universidade de São Paulo (ESALQ), as Universidades Federais de Lavras e Viçosa, o Centro de Gestão de  Estudos estratégicos, o SEBRAE e a FGV-Agro, além de inúmeras instituições regionais em cada um dos biomas estudados.

Os organizadores do seminário pretendem contribuir para aproximar o conhecimento já produzido pela academia e por instituições de ciência que atuam na zona trópica do planeta da realidade de projetos de repercussão econômica e social. Os conselheiros do Fórum do Futuro acreditam que mais de 50% das tecnologias sustentáveis já desenvolvidas pelos cientistas brasileiros jamais chegaram à sociedade.

Para Alysson Paolinelli, a conexão entre o conhecimento e a sociedade "vai atuar diretamente em um dos mais graves desafios das próximas décadas: produzir mais alimentos para combater a fome e atender ao crescimento populacional e fazer isto de forma sustentável".

Do seminário participarão pelo menos seis universidades internacionais de referência, entre as quais Wageningen, da Holanda, Davis, da California, e Edimburgh da Escócia.

"São desafios cada vez mais complexos e somente um esforço global e colaborativo dos entes de ciência e dos atores da gestão e do planejamento permitirá evitar a insegurança alimentar nas próximas décadas", comentou o coordenador científico do Fórum do Futuro, Evaldo Vilela, também presidente do CNPQ.

Para Vilela, o Seminário apresentará a possibilidade de integração da visão entre cientistas, empresas, dos produtores e sociedade, "favorecendo de maneira excepcional o diálogo com os jovens e a sua mobilização". Somente com os jovens a bordo poderemos superar os obstáculos portentosos que temos pela frente", concluiu.

Mais informações pelo site:

https://www.forumdofuturo.org/alimentacao/os-desafios-da-ciencia-em-novo-pacto-global-do-alimento-e-tema-de-seminario-internacional


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp