14/06/2021 às 16h39min - Atualizada em 14/06/2021 às 16h39min

Prefeitura "peita" governo e manda abrir comércio

Decreto em edição extra coloca Campo Grande com bandeira vermelha, não mais cinza como governo definiu

CAMPO GRANDE NEWS
Movimento hoje no Centro de Campo Grande, com algumas lojas fechadas. (Foto: Henrique Kawaminami) -

A prefeitura de Campo Grande acaba de publicar decreto que reclassifica a Capital como "bandeira vermelha" para risco da covid, derrubando a avaliação do governo do Estado no Programa Prosseguir, que deu bandeira cinza à Capital. Assim, tudo volta a funcionar na Capital como na semana passada. 

Segundo o prefeito Marquinos Trad (PSD), "no fim de semana houve uma reunião com todo o grupo técnico para entender porque Campo Grande foi reclassificada. Ai verificamos que na 20ª semana a cidade recebeu do Prosseguir 27 pontos e foi classificada na bandeira vermelha. Já na 22ª ganhou 28 pontos. Quanto maior a pontuação, menor o risco. Então como é cinza?", questiona. - 

Por isso, a prefeitura decidiu tomar a decisão de colocar a cidade na cor vermelha, liberando a abertura de todo o comércio a partir de hoje, inclusive, shoppings, bares e restaurantes. O toque de recolher também muda automaticamente para 21 horas.

Segundo Marquinhos, o município tem certeza que o foco de contaminação do coronavírus não está no comércio. "Se não é o responsável, porque só o comércio é penalizado?", pergunta.

Além disso, a prefeitura mostra outros indicadores positivos. "Já constatamos melhora nas UPAs e leitos de UTI. Também conseguimos 14 novos leitos de UTIs e na próxima segunda mais 10, com profissionais alocados. Também aumentamos em 30% as testagens", garante.

Em contrapartida, o mesmo decreto estabelece que bares e restaurantes que estiverem com aglomeração serão lacrados imediatamente por 72 horas.

De acordo com o titular da Semadur, Luiz Eduardo Costa, chegou a hora de penalidades mais firmes.  “A classificação de bandeira que Campo Grande seguirá, a partir da divulgação do decreto, é a vermelha, não a cinza. Por isso, bares e restaurantes vão podem abrir, porém, as regras de segurança devem ser seguidas de forma rígida”.

Conforme o decreto, mais equipes de fiscalização estarão nas ruas, em busca de garantir o cumprimentos das regras. Caso um estabelecimento seja flagrado com lotação, “a equipe da vigilância sanitária aplicará a medida cautelar de interdição do estabelecimento” por 72 horas.  Em caso de reincidência,  o comércio será interditado por mais 7 dias, podendo ter o alvará cassado, caso seja flagrado uma terceira vez. - 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp