16/06/2021 às 10h30min - Atualizada em 16/06/2021 às 10h30min

Anvisa autoriza importação da Sputnik V para mais 7 estados, mas Mato Grosso do Sul fica de fora

Agora o foco é ampliar o número de imunizados contra um Covid-19 com novas doses de Janssen

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização, por meio do Circuito Deliberativo nº 539/2021, para importação excepcional da vacina Sputnik V para sete estados brasleiros, mas pela segunda vez Mato Grosso do Sul ficou de fora.

Na noite de terça-feira (15), recebeu o aval Rio Grande do Norte, de Mato Grosso, Rondônia, do Pará, Amapá, da Paraíba e de Goiás. Já tinha ganhado o direito de importação a Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. 

A condição imposta pela Anvisa para o uso emergencial é que tornados importados quantitativos reduzidos das doses: 1% da população de cada um dos estados.

Outra exigência é que o imunizante seja usado apenas em adultos saudáveis ​​e que todos os lotes importados só sejam aplicados após a permissão da liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

Conforme apurou a reportagem, as exigências impostas pela Anvisa desmotivaram a compra da vacina pelo Estado, que negocia novas condições.

Mato Grosso do Sul assinou, junto a outros estados, um acordo para a compra de 28 milhões de doses da vacina Sputnik V em abril deste ano.

O tratado foi firmado entre o Consórcio Brasil Central e o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF). O governo do Estado tem disponível, R $ 2 milhões de recurso próprio para a aquisição de doses do imunizante russo.

Na última semana, o Consórcio já havia divulgado que a compra pelo imunizante Sputnik V havia sido adiada .

Em nota, o grupo reafirmou o interesse na compra, alegando que entende que o momento exige maior número possível de imunizantes à disposição dos governos e das populações, mas que depende da autorização da Anvisa para o uso emergencial.

 

Na ocasião, o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende disse ao Correio do Estado que as prioridades são outras, e que o foco era ampliar o número de imunizados contra um Covid-19 com novas doses da Janssen.

“Esse é um assunto secundário agora. Nós não desistimos da compra, apenas adiamos. Vamos nos reunir com a Anvisa para alinharmos essa questão ”.

Atualmente, Mato Grosso do Sul não tem previsão para o recebimento de novas remessas de vacinas. O último lote que o Estado chamado foi na quinta-feira (10), com a chegada de 51,5 mil doses da vacina da Oxford / AstraZeneca.

Com isso, trinta municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, estão com uma campanha de vacinação paralisada por falta de doses de vacina contra a Covid-19.

 
 

Autorização

As principais condições da Anvisa prevêem que a vacina deve ser utilizada apenas na imunização de adultos adultos e que todos os lotes dos imunizantes importados somente podem ser usados ​​ao uso após a liberação pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

A distribuição ficou assim: Rio Grande do Norte - 71 mil doses; Mato Grosso - 71 mil doses; Rondônia - 36 doses mil; Pará - 174 mil doses; Amapá - doses de 17 mil; Paraíba - 81 mil doses; e Goiás - 142 mil doses.

* Com informações da Agência Brasil


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp