21/06/2021 às 09h12min - Atualizada em 21/06/2021 às 09h12min

Impacto no custo da energia elétrica para o consumidor rural convencional deverá ser superior a 15%

Impacto no custo da energia elétrica para o consumidor rural convencional deverá ser superior a 15%

O Ministério da Saúde anunciou o envio de 97,5 mil doses da AstraZeneca/Fiocruz para Mato Grosso do Sul, destinadas para segunda dose das pessoas de 60 a 64 anos, trabalhadores da saúde, forças de segurança e militares.
 
O 24º informa técnico foi divulgado hoje pelo Ministério da Saúde, discriminando o quantitativo para cada estado. No total, serão 7,6 milhões de doses da AstraZeneca. 
 
Segundo o secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, as doses chegam hoje à noite e começam a ser distribuídas na segunda-feira (21), “para que essas pessoas, de fato, completem as duas doses e possa dar freada na pandemia”.
 
Para Mato Grosso do Sul serão 390 caixas, totalizando 97,5 mil doses, sendo a maior parte para pessoas com idade de 60 a 64 anos. Do total, 1.332 são para integrantes da força de segurança (bombeiros, policiais civis, militares, federais) e integrantes das Forças Armadas.
 
A estratégia de distribuição é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso da vacina da Fiocruz, o intervalo é de 12 semanas.
Com a alteração de bandeiras, a conta de energia elétrica para muitos consumidores em Mato Grosso do Sul está “nas alturas”. Porém, existe uma parcela da população que se enquadra em tarifas especiais devido a sua a localidade em que moram, renda e consumo: o consumidor rural convencional Grupo B2. 
 
O Pantaneiro fez contato com a Energisa sobre o reajuste anual da tarifa de energia elétrica (Conforme Resolução Homologatória nº 2.855 de 22 de Abril de 2.021) mais especificamente para o consumidor Rural Convencional Grupo B2. 
 
A Concessionária informou que o efeito médio para os consumidores permanece em 8,90%. 
 
Contudo, há fatores que divergem entre os níveis de tensão e classificação dos clientes. No caso do cliente B2 (Rural), a concessionária esclarece que o aumento maior é justificado pela redução gradual dos subsídios (conforme Decreto 9642 de 27 de Dezembro de 2018). 
 
Após consultas a outras empresas do setor, foi verificado que o impacto nos custos com energia elétrica para os consumidores B-2 Rural será de aproximadamente 15,33%. 
 
O que indica é que o decreto fará com que a tarifa de energia elétrica rural para os consumidores convencionais se torne em um curto espaço de tempo igual ou superior ao consumidor urbano residencial.
 
Entenda
 
Segundo a Aneel, o Grupo B é composto por Unidades consumidoras da Baixa Tensão, das Classes Residencial (Subgrupo B1), Rural (B2), Demais Classes (B3) e Iluminação Pública (B4).
 
Deles, existem dois tipos de cobrança: Convencional Monômia: tarifa única de consumo de energia elétrica, independentemente das horas de utilização do dia; e Horária Branca: tarifa diferenciada de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia (postos tarifários). 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp