22/06/2021 às 09h34min - Atualizada em 22/06/2021 às 09h34min

Mortes de animais no Pantanal é alvo de investigação da Polícia Federal

Além das duas onças-pintadas, foram encontradas as carcaças de um bovino, um cachorro do mato, dois carcarás e 14 urubus, todos em estado de decomposição

Crédito: Reprocon

As recentes mortes de animais em uma fazenda no Pantanal passou a ser alvo de investigação da Polícia Federal que conduz a apuração das causas das mortes e quem poderia ter matado duas onças-pintadas e mais 18 animais que foram encontrados em uma propriedade rural em Corumbá, região panteira de Mato Grosso do Sul.

Quem achou os corpos dos animais, incluindo uma onça que era monitorada, foram agentes do Instituto Reprocon (Reprodução Para Conservação) e do Ibama, no último dia 17 de junho.

Uma das principais causas que culminou na morte de quase 20 animais é o envenenamento criminoso
causado por uso indevido de veneno agrícola, considerado ilegal no mercado. Os animais estavam na região do Passo do Lontra.

Conforme as informações da Polícia Federal, além das duas onças-pintadas, foram encontradas as carcaças de um bovino, um cachorro do mato, dois carcarás e 14 urubus, todos em estado de decomposição.

Nesta segunda-feira (21), o Instituto SOS Pantanal publicou uma nota de retaliação contra os ataques aos animais. Segundo o órgão, o envenenamento é um crime cruel e acaba matando outros animais que também se alimentam da carcaça.

"Em retaliação ao ataque de onças ao gado, não é difícil a prática do envenenamento da carcaça para que quando o animal volte para se alimentar, ele morra envenenado. O colar GPS que uma das onças usava foi essencial para descobrirem esse crime, reforçando ainda mais a importância do monitoramento e de pesquisas científicas para desencorajar e descobrir esse tipo de absurdo", diz a nota.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp