02/07/2021 às 13h22min - Atualizada em 02/07/2021 às 13h22min

Bebê de 9 meses morreu de Covid-19 a caminho da Capital para tratamento da doença

Pais da menina testaram negativo e família não sabe como a bebê foi contaminada com o vírus

A bebê de 9 meses, do sexo feminino, que faleceu vítima de Covid-19 na última terça-feira (29), morreu enquanto era transferida para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), localizado em Campo Grande.

A criança era residente do município de Costa Rica e seria enviada para Campo Grande para tratamento da Covid-19. A distância entre as duas cidades é de 326km.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a bebê tinha síndrome de Down e doença respiratória crônica. 

Porém, a mãe da criança disse ao Correio do Estado que a criança não possuía a síndrome. 

O secretário municipal de Saúde de Costa Rica, Jesus Queiroz Baiurd, afirma ao Correio do Estado que os pais da criança testaram negativo para Covid-19, mas que a menina testou positivo. 

“O médico fez a entrevista com os pais, eles falaram que não tiveram contato com caso positivo e que não sabem como a filha pegou a doença”.

O secretário diz que em questão de poucos dias a menina apresentou os primeiros sintomas, foi intubada e logo em seguida faleceu.

“Foi tudo muito rápido. Eles foram no atendimento do posto, isso foi dia 28, mais ou menos meio dia. Os pais testaram negativo. A médica fez coleta de informação deles e pediu para eles voltarem no dia seguinte, para a menina ficar em observação. Aí a menininha já foi para o hospital”, disse.

“Ela testou positivo para Covid. Daí a menina já foi para UTI, intubaram. Pediram vaga para Campo Grande, quando encaminharam [ela]. No caminho para Campo Grande ela faleceu”, finalizou.

Correio do Estado tentou comunicação com a mãe da criança, mas não conseguimos contato. 


Boletim 

Segundo dados do Boletim Epidemiológico da SES desta quinta-feira (1º), Mato Grosso do Sul contabiliza 8.231 mortes e 336.087 casos desde o início da pandemia, sendo 27 óbitos e 676 confirmações em 24 horas. 

Campo Grande registra 161 novos casos no intervalo de um dia; Dourados 70; Três Lagoas 29; Corumbá 24; Costa Rica 22; Miranda 21; Chapadão do Sul 20; Ivinhema 20; Coxim 19; Ponta Porã 18; Bataguassu 15; entre outros municípios.

As cidades que apresentaram mortes no intervalo de 24 horas são Campo Grande, Costa Rica, Três Lagoas, Eldorado, Aquidauana, Corumbá, Ponta Porã, Coxim, Itaporã, São Gabriel do Oeste, Nova Andradina, Dourados, Paranaíba, Três Lagoas, Água Clara e Rio Negro.

Eram 845 pessoas hospitalizadas nesta quinta, sendo 369 em leitos clínicos (263 público; 106 privado) e 476 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (389 público; 87 privado).

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 93%, Dourados em 86%, Três Lagoas 82% e Corumbá 93%.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp