05/07/2021 às 09h06min - Atualizada em 05/07/2021 às 09h06min

Papa Francisco se recupera bem e deve ficar internado por 7 dias, diz Vaticano

Pontífice precisou ser operado para tratar uma inflamação (diverticulite) no cólon

Papa Francisco se recupera bem da cirurgia a que foi submetido neste domingo (4) e deve permanecer internado por sete dias, segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Vaticano.

Francisco foi submetido a uma cirurgia para conter uma diverticulite (inflamação no cólon), que durou três horas, no Hospital A. Gemelli, em Roma.


Ainda segundo o boletim médico “sua Santidade o Papa Francisco está em bom estado geral, alerta e respirando espontaneamente”.

O boletim descreveu que “a cirurgia para estenose diverticular realizada na noite do dia 4 de julho envolveu hemicolectomia esquerda [retirada de parte do intestino grosso] e durou cerca de 3 horas. Espera-se uma internação de cerca de 7 dias, exceto se houver complicações”.

diverticulite surge na maioria dos casos após os 50 anos e está relacionada a fraqueza na parede intestinal e alimentação com poucas fibras, segundo especialistas.

Histórico de comorbidades

No dia 14 de março de 2013, um dia após ter se tornado Papa, o então porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, confirmou que parte de um dos pulmões de Francisco havia sido removida, devido a uma grave pneumonia que o acometeu aos 21 anos.

Em 21 de outubro de 2015, o Vaticano negou rumores sobre um suposto tumor cerebral benigno encontrado no pontífice argentino, conforme publicado pela mídia italiana.

No mesmo ano, com problemas no quadril e dores nas costas, o papa passou a fazer sessões regulares de fisioterapia, relatou à época o porta-voz do Vaticano.

Em Roma, em 2017, o pontífice deu detalhes da operação no pulmão a um jornalista argentino, e também relatou que havia sido submetido a uma cirurgia na vesícula biliar, quando já era superior provincial dos jesuítas.

Ele também relatou um problema cardíaco em 2004 e disse que, como seu pai, foi diagnosticado com esteatose hepática (gordura no fígado), que superou com uma dieta específica que também o fez perder peso.

Francisco também explicou que tem uma estreiteza no espaço intervertebral entre a quarta e a quinta vértebras lombares, e entre esta e o sacro, e que sofre de pés chatos, razão pela qual às vezes é visto andando "como uma galinha choca".

O pontífice argentino ainda relatou que fez uma cirurgia de catarata em 2019.

*Com informações da Reuters


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp